BELÉM DE PORTAS ABERTAS

Prefeitura apresenta inovações em reunião do Conselho Municipal de Turismo

Na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito Zenaldo Coutinho participou da última sessão ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur), realizada na sede da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), quando apresentou, juntamente com equipe da Prefeitura Municipal de Belém, ações para o desenvolvimento do setor.

Uma das boas notícias anunciadas na reunião foi a formulação, depois de 30 anos, do Plano Municipal de Turismo, em fase final de elaboração, executado em parceria com instituições públicas e privadas. O documento servirá para planejar o desenvolvimento da atividade turística em Belém para os próximos anos.

Projetos - Na pauta de discussão estava o projeto da Superintendência de Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), de sinalização de embarque e desembarque de veículos de turismo (ônibus e vans); programação gastronômica da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e o acesso à região da ilha do Combu e arredores.

Por deliberação do prefeito Zenaldo Coutinho, a SeMOB prossegue com a estruturação de 16 áreas reservadas ao estacionamento de veículos de turismo, dentre elas Estação das Docas e o Complexo do Ver-o-Peso, os quais devem ser os primeiros pontos. Esses locais passarão a contar com sinalizações vertical e horizontal.  

Laços - “Estamos vivendo um momento muito importante de novos equipamentos públicos para o turismo, que estão em fase de restauração e que darão um 'brilho' especial em nossa cidade. Por isso, eu festejo, por isso a minha presença, no Comtur, para reforçar o fortalecimento desses laços”, ressaltou Zenaldo Coutinho, em outro trecho do pronunciamento na reunião do Comtur.

O gestor enumerou uma série de ganhos e benefícios à cidade de Belém, a exemplo das intervenções no centro histórico, a restauração de parques ambientais, além de ações de mobilidade urbana como a conclusão do BRT, e os serviços de engenharia na praça Princesa Isabel e em portos dos distritos de Icoaraci, Cotijuba e Mosqueiro.

Após a apresentação de Rebeca Alves, coordenadora de mobilidade da SeMOB, sobre os estacionamentos destinados a veículos de turismo, foi a vez de a Codem detalhar a programação referente às atividades do projeto Belém - Cidade Criativa da Gastronomia.

O presidente da Companhia, Danilo Soares, apresentou o cronograma de eventos previstos para o ano de 2020, que envolve uma série de atividades, dentre as quais ações nas feiras públicas da avenida Rômulo Maiorana (antiga 25 de Setembro) e do Ver-o-Peso.

O presidente do Comtur, Joy Colares, assim como os demais integrantes da diretoria do Conselho, se mostrou satisfeito com o resultado das discussões e deliberações adotadas. Colares destacou o papel da Prefeitura no avanço do trabalho do Comtur.

“Nós conseguimos o sucesso pelo anúncio e determinação do prefeito Zenaldo, que, efetivamente, determinou à Semob a criação de uma sinalização para o estacionamento de veículos de turismo, com experiências de outras cidades para formulação de nossa lei. Chegamos ao final de 2019 celebrando o turismo em Belém”, destacou Joy Colares.

O Comtur é formado por 12 conselheiros, sendo seis representantes do empresariado e seis de órgãos municipais, com o mesmo número de suplentes.

Tags

codem semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder