ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

Certificação reconhece boas práticas de alimentação sustentável do Hospital Regional de Marabá

As palestras serão realizadas na unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, e tem como objetivo apresentar as ações do programa "Green Kitchen".

Para celebrar, pelo quinto ano consecutivo, a renovação do selo de qualidade "Green Kitchen" (em português, Cozinha Verde) em alimentação sustentável, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) em Marabá (PA), promove na próxima quinta-feira (9), o ciclo de palestras "Alimentação Saudável e Qualidade de Vida", direcionada para usuários e colaboradores da instituição.

As palestras serão realizadas na unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, e tem como objetivo apresentar as ações do programa "Green Kitchen". A ação também visa conscientizar os participantes sobre os benefícios de uma alimentação saudável, para a prevenção e o combate de doenças, e os seus impactos positivos para a melhoria da qualidade de vida.

Além das palestras, será realizada a ação educativa "Mesa Sustentável", que visa dar dicas sobre receitas gastronômicas, que são feitas com o aproveitamento integral dos alimentos, evitando o desperdício.

Green Kitchen
O selo "Cozinha Verde" é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) do estado de São Paulo, em reconhecimento ao uso de práticas sustentáveis e constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação dos pacientes.

Dentre as ações realizadas que garantiram mais uma vez a certificação à cozinha do HRSP, estão o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, treinamento da equipe sobre temas relacionados à sustentabilidade e alimentação natural e, ainda, a separação dos resíduos inorgânicos e de óleo vegetal para reciclagem.

A unidade conquistou a certificação pela primeira vez em 2015, sendo o primeiro hospital da região Norte e Nordeste do Brasil a conseguir o selo. O HRSP manteve a certificação em todos os anos seguintes e agora celebra mais uma renovação.

Para nutricionista da unidade, Nathalia Lobato, o selo ratifica o bom trabalho que a nutrição desenvolveu dentro do hospital durante o ano, com uma alimentação saudável e balanceada, que contribui para fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação dos pacientes. "Fomos pioneiro com essa certificação e, desde então, estamos sempre em busca de melhorar nossos resultados. Estamos cumprindo práticas importantes e buscamos oferecer cada vez mais uma alimentação saudável, adequada e sustentável", explicou.

Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia. A unidade também conta com um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas disponíveis para a sociedade.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Tags

Alimentação alimentação saudável Saúde

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder