VIAS BEM ILUMINADAS

Seurb dá continuidade aos serviços de modernização da iluminação pública

Desde 2013, a Prefeitura de Belém vem modernizando e ampliando o parque de iluminação pública da capital paraense. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) é o órgão que executa os serviços de melhoria, com a instalação de luminárias e lâmpadas brancas no lugar as antigas lâmpadas amarelas.

Em continuidade a esse trabalho, as ruas do bairro do Guamá estão recebendo novos pontos de iluminação. Entre 2016 e 2019, o bairro já havia recebido a substituição de 1.778 pontos. Agora, serão 250 novos conjuntos de iluminação. O bairro da Terra Firme também receberá os mesmos serviços. Lá, serão 242 pontos substituídos neste começo de ano, sendo que 1.128 já foram implantados em anos anteriores.

“Esses serviços serão realizados à medida que a concessionária de energia trocar os postes da fiação elétrica”, explica a o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb (DIP), Manoel Machado.

Renovação - Entre 2013 e 2019, dos 91 mil pontos de iluminação pública existentes na capital paraense, cerca de 80 mil já foram modernizados. Dentre os serviços realizados estão a substituição de lâmpadas amarelas por brancas, em mais de 66 mil pontos, e a instalação de nova iluminação em mais de 12 mil locais. Em calçadas, foram instalados 1.556 conjuntos de iluminação. E a cidade também já conta com quase três mil pontos de iluminação em LED.

“A gestão atual recebeu o parque de iluminação pública com aproximadamente 77 mil pontos, sendo apenas 5% na cor branca. Agora, o parque tem 91 mil, sendo 91,65% na cor branca. O novo padrão permite uma iluminação mais clara e com maior alcance, proporcionando melhores condições de visibilidade, um ar de modernidade para a cidade, o que contribui com a segurança nas ruas”, afirma o diretor do DIP.

Os bairros e distritos beneficiados foram Cidade Velha, Batista Campos, Campina, Reduto, Umarizal, Nazaré, São Brás, Marco, Guamá, Marambaia, Outeiro, Mosqueiro, Tenoné, Canudos, Barreiro, Aguas Lindas, Aurá, Curió-Utinga, Jurunas, Benguí, Pratinha, Sacramenta, Telégrafo, Val-de-Cans, Condor, Cremação, Fátima, Una, Aurá, Guanabara, Cabanagem, Coqueiro, Ponta Grossa, Agulha, Paracuri, Cruzeiro, Campina de Icoaraci, Maracacuera, Aguas Negras e ilha de Cotijuba.

A Seurb  também executa, diariamente, o serviço de manutenção de lâmpadas e luminárias dos postes de iluminação pública, com as equipes atuando em três turnos diários, inclusive aos finais de semana.

Serviço: Pedidos de manutenção em lâmpadas e luminárias podem ser feitos pelo número 0800 400 0300, de segunda à sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 horas ao meio dia.

Tags

seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder