PROTEÇÃO

Novos conselheiros tutelares de Belém são empossados

Na manhã desta sexta-feira, 10, novos conselheiros tutelares de Belém tomaram posse para o período 2020/ 2023. São 80 conselheiros, sendo 40 titulares e a outra metade suplentes, que foram eleitos no pleito realizado no mês de outubro do ano passado. Os titulares já foram distribuídos nos oito distritos administrativos DAGUA, DAICO, DAENT, DASAC, DAOUT, DAMOS, DABEN e DABEL

A cerimônia de posse, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e autoridades de diversos órgãos que participam da rede de proteção da criança e do adolescente, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdac), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) e Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), além de representantes da Câmara Municipal de Belém.

Importância - O prefeito Zenaldo Coutinho parabenizou os conselheiros empossados e ressaltou a importância do trabalho realizado em prol das crianças e adolescentes do município. “Os novos conselheiros irão fazer parte da rede de proteção dos direitos das nossas crianças. A qualificação e o conhecimento são fatores fundamentais para a missão de proteção da infância”, explicou.

Os novos conselheiros fizeram o juramento e receberam os certificados de posse.

Trabalhando como conselheiro tutelar há nove anos, Benilson Silva representou os novos empossados durante o discursos na solenidade e destacou o desafio nos próximos quatro anos. “É um trabalho de garantia de direitos. Hoje, a nossa sociedade está evoluindo, mas os problemas vêm aumentando. Temos muita situação de vulnerabilidade e estamos aqui para avançar e combater essas mazelas”, detalhou.

Comdac - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdac) é um órgão autônomo, com trabalho baseado em denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes, e foi o responsável em realizar a eleição, em parceria com a Prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral (TER-PA).

De acordo com o presidente do órgão, Murilo Monteiro, os novos conselheiros terão apoio total do Comdac no novo desafio. “O processo veio para validar o encerramento de um ciclo, que foi o processo eleitoral. O conselho tutelar é a porta de entrada de orientação da sociedade referente às crianças e adolescentes, orientando e cobrando serviços”, comentou Monteiro.

Para a presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Adriana Azevedo, a posse dos novos conselheiros é um novo momento de garantias de direito e comprometimento com a causa da infância. “As autoridades comprometidas e unidas com a causa passam mais segurança e reforçam o serviço para a garantia de um bom trabalho em defesa das crianças e adolescentes em nosso município”, finalizou.

Tags

Comdac funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder