EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Ação educativa alerta ciclistas e pedestres sobre riscos de acidentes na pista do BRT

Uma ação educativa voltada para pedestres e ciclistas foi promovida pela Prefeitura de Belém na manhã desta quinta-feira, 16, na avenida Augusto Montenegro. A campanha, coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), teve início no último mês de dezembro e tem por objetivo alertar a população sobre os riscos de acidentes ao transitar na pista expressa do BRT.

“Nosso trabalho foi intensificado no final do ano passado, principalmente, às proximidades de estabelecimentos comerciais, já que a concentração de pessoas era maior, em virtude do período de final de ano, mas desta vez, as abordagens foram feitas em outros pontos da Augusto Montenegro, sobretudo, às proximidades das estações e terminais do BRT”, explicou diretor geral da SeMOB, Carlos Valente.

“Na próxima semana, daremos início à operação ‘Volta às Aulas’ no entorno das escolas particulares localizadas ao longo da via. A principal mensagem transmitida em nossas ações é de que o respeito às regras de circulação e à sinalização imposta na via é muito importante”, concluiu Valente.

Atuação - A atuação dos agentes educadores e apoiadores operacionais da SeMOB foi intensificada no segundo e terceiro trechos da Augusto Montenegro, em virtude da ampliação no itinerários dos ônibus do BRT. Também foi implantada nova sinalização de trânsito e faixas de advertência para reforçar a mensagem de que cuidados importantes precisam ser adotados na avenida.

O aposentado Deoclécio da Silva, de 70 anos, aprovou a operação. Ele é morador do bairro da Pedreira, mas sempre se desloca à Augusto Montenegro para resolver compromissos pessoais. “Sempre presencio imprudências na pista do BRT, principalmente com ciclistas e pedestres. Fico até com medo de algo pior acontecer, porque tem gente não respeita a sinalização”, comentou Deoclécio.

Trabalho integrado - Em 2019, cerca de 150 mil pessoas foram abordadas pelos educadores de trânsito da SeMOB, em 817 ações promovidas pelo órgão.

Além disso, um trabalho integrado vem sendo realizado entre diversas secretarias da Prefeitura de Belém para prover à comunidade do entorno da Augusto Montenegro maior segurança na travessia e na utilização de bicicleta como meio de transporte.

A avenida Augusto Montenegro está sendo dotada de uma ciclovia provisória, com funcionalidade compartilhada entre pedestres e ciclistas, até que haja a liberação de recursos junto ao Governo Federal que darão continuidade à urbanização daquela via.

A Prefeitura de Belém deverá ainda assinar um convênio com a Caixa Econômica no valor de R$ 143 milhões para urbanização da avenida Augusto Montenegro, contemplando ciclovias e calçadas definitivas, além de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica onde for necessário.

Tags

semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder