Trabalho
A comunidade de Massarapó, em Barcarena, receberá, amanhã (28/01), serviços de saúde, oficina de orientação profissional, doação de mudas e assistência técnica, e orientações para solicitação da carteira de produção rural e para acesso a microcrédito. A programação faz parte do programa “Todos pelo Trabalho”, desenvolvido pela Alunorte e Albras, em parceria com a Prefeitura Municipal e uma rede de instituições, empresas, sociedade civil e lideranças, com o objetivo de facilitar o acesso às informações e aos serviços relacionados ao incentivo e à geração de emprego, trabalho e renda.
A ação na comunidade Massarapó é o primeiro evento itinerante do Programa e descentralizado nas regiões de Barcarena. O segundo será na comunidade São Francisco, no dia 1º de fevereiro, das 9h às 16h. Mais seis comunidades deverão receber atividades similares do “Todos pelo Trabalho”, ainda no primeiro semestre deste ano. O público-alvo são os trabalhadores, especialmente desempregados e jovens das comunidades vizinhas da zona industrial. A ideia é promover o engajamento, integração e articulação de empresas, instituições de ensino, lideranças, organizações sociais e poder público nas estratégias que potencializem a inserção de profissionais nos múltiplos setores econômicos do município.
Implementado pela consultoria Synergia Socioambiental, o “Todos pelo Trabalho” está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda global das Organizações das Nações Unidas (ONU) para promoção do emprego pleno e produtivo, além do trabalho decente. Para tanto, o Programa atua em uma frente de diálogo institucional, que reúne diversos atores de Barcarena.
A gerente sênior de Programas Sociais da Hydro, Luana Carvalhosa, ressalta que as empresas da Companhia, por meio do “Todos pelo Trabalho”, integraram-se ao processo de construção conjunta de soluções sustentáveis para qualificação da população de Barcarena ao mercado de trabalho. “A ideia é que as ações estabelecidas pelo Programa tenham como consequência iniciativas que garantam uma mão de obra mais qualificada e ajustada às necessidades do município, bem como que os empresários tenham clareza da importância de dar oportunidade à população local”, afirma.
No ano passado, o Programa conseguiu formar uma rede de parceiros e articular o planejamento das ações para 2020, dividido em quatro eixos: acesso ao trabalho, formação e qualificação profissional, alternativa de trabalho e renda e articulação em rede dos atores envolvidos no tema.
Em 2019, o Programa também fez um diagnóstico, no qual identificou o atual perfil da mão de obra local, o cenário de oportunidades, as dificuldades encontradas pelo poder público e empresas para atuarem de maneira a atender as demandas dos trabalhadores. O estudo mapeou mais de 2.500 moradores do município. O levantamento identificou ainda as principais atividades econômicas que geram empregos e renda na cidade, entre elas está a indústria, construção civil, comércio, serviços e agricultura. Com base no diagnóstico, foi possível indicar as diretrizes ao planejamento estratégico para Barcarena, com impactos de curto, médio e longo prazo.
Tags
Alunorte Barcarena CARTEIRA DE TRABALHO Empregos Trabalho
Anexos
Relacionadas
-
Solidariedade
Hospitais paraenses se unem em campanha solidária para arrecadar alimentos
-
Mulher empreendedora
Maternidade de Barcarena promove empreendedorismo feminino
-
EMPREGO
Pró-Saúde abre vagas de emprego em hospitais paraenses. Confira!
-
OPORTUNIDADE
Pró-Saúde abre vagas de emprego em seis hospitais públicos no Pará. Veja como se candidatar!
-
Temos vagas!
Pró-Saúde está com novas vagas de emprego para atuação em Belém, Ananindeua e Canaã dos Carajás
-
Sustentabilidade
Hydro assina memorando de entendimento para possível uso de gás natural na Alunorte
-
Oportunidade
Pró-Saúde está com oportunidades de emprego no Hospital Regional Público da Transamazônica
-
Música
Coro Carlos Gomes celebra parceria com a Hydro
-
Educação a Distância
Faça cursos online sem gastar um tostão para encarar o mercado. Confira as dicas
-
Justiça
LATAM pode levar multa no valor de R$ 10.000,00 por causa da insalubridade no Aeroporto de Belém