TURISMO DE CRUZEIROS

Navio Magellan, de bandeira das Bahamas, traz turistas à capital paraense

O Turismo de Cruzeiros é um segmento de mercado portuário estratégico e de fundamental importância para economia de determinados locais. Nas primeiras horas desta sexta-feira, 31, o distrito de Icoaraci, em Belém, recebeu o navio Magellan, de bandeira das Bahamas, com cerca de 2 mil turistas a bordo, entre passageiros e tripulantes, sendo o quarto cruzeiro a visitar o distrito de Icoaraci, este ano.

O céu nublado e o dia chuvoso não atrapalharam a animação dos turistas, que foram recepcionados pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), juntamente com a equipe da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), que promoveram a entrega de um mapa com os principais pontos turísticos da cidade e as boas vindas por meio de voluntários bilíngues.

Segundo Edson Silva, titular da Adic, a vinda de turista de cruzeiros para Belém movimenta vários segmentos da economia, tanto na capital, quanto no distrito. “Quando aproximadamente 2 mil turistas desembarcam em nosso distrito, podemos considerar que nossa economia é movimentada, sim. Cada um deles deixa no mínimo de 80 a 100 dólares em sua passagem. Isso dá um olhar a mais para nosso distrito, pois envolve várias atividades”, destacou Silva.

Segurança - Um esquema de segurança entre agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) e Policia Militar do Estado foi montado para dar mais tranquilidade aos turistas. “A Guarda Municipal já atua com um efetivo considerável, que atende Icoaraci e Outeiro, mas com a demanda da chegada dos cruzeiros, estamos atuando para fazer com que esse turista se sinta seguro, e por isso, contamos com um efetivo maior, com o grupamento de motocicletas, o de Ações Táticas com Cães o efetivo de viaturas”, explicou GD J. Roberto, inspetor da GMB.

Pela primeira vez no Brasil, um grupo de turistas ingleses ficou maravilhado com toda a receptividade que a Prefeitura de Belém ofereceu a eles. Com a segurança garantida, os turistas puderam aproveitar a orla e dar uma voltinha no comércio de Icoaraci. O que mais chamou atenção deles foi a diversidade de frutas em um só lugar.

“É a primeira vez que estamos no Brasil e, aqui em Icoaraci é muito lindo. Adoramos a forma como fomos recebidos, essa diversidade de frutas é maravilhosa, tudo muito colorido, cheiroso e apetitoso. Estamos muitos felizes com tudo que estamos vendo e iremos levar boas recordações daqui”, destacado o grupo de amigos.

Receptividade - A Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) contou com uma equipe que, desde 7 horas, já estava no trapiche, pronta para receber os visitantes.

“Mais uma vez estamos fazendo esse receptivo, e nossa equipe está preparada para receber cada um deles. Cada cruzeiro traz uma história, hoje temos turistas ingleses, que são mais tranquilos, sorridentes e muitos curiosos. E nossos voluntários bilíngues estão prontos para intermediar essa comunicação”, explicou Fernando Teixeira, diretor de turismo da Belemtur.

Trânsito - “Estamos com 15 agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, durante o período de desembarque e embarque dos turistas” disse  Karim Zaidan, diretor de transporte da SeMOB.

“A SeMOB também alterou o posicionamento do barco da linha municipal que faz o trajeto de Icoaraci a Cotijuba. Após o desembarque dos passageiros vindos de Cotijuba, o barco foi deslocado para distante do flutuante para que a chegada dos turistas fosse facilitada em Icoaraci. A SeMOB também atuou com uma viatura no trapiche e na organização dos ônibus de turismo” concluiu o diretor.

A temporada de cruzeiros internacionais ainda terá a chegada de mais três navios até o dia 14 de março.

. navio Voledam, dia 3 de março, permanência das 7 às 18 horas

. navio Viking Sea, dia 5 de março, permanência das 7 às 17 horas

. navio Amera, dia 14 de março, permanência das 7 às 16 horas

Tags

adic belemtur guarda municipal semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder