CARNAVAL 2020

Julgadores do concurso das Escolas de Samba passaram por formação

Os julgadores que irão escolher a escola de samba campeã do carnaval de Belém, em 2020, passaram por uma formação e avaliação de conhecimento que irá lhes auxiliar nas decisões nos dias de desfile. A formação foi uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que selecionou os jurados, por meio do edital 008/2019.

Durante o processo de seleção, os julgadores passaram por uma avaliação curricular na qual precisavam de, no mínimo, 50 pontos de 100 possíveis, para continuar na seleção. Após essa etapa, os participantes realizaram uma prova de redação, que avaliou coesão e coerência, pois todas as notas dadas pelos jurados para as agremiações precisam ser justificadas.

A última etapa da seleção dos jurados foi a avaliação dos documentos solicitados do candidato e a prova técnica para definição de julgadores titulares e suplentes.

Seminários - Além dessas etapas, a Fumbel realizou seminários exclusivos para formação dos candidatos. Os encontros se iniciaram em setembro do ano passado, com o projeto “Diálogos sobre o Carnaval”, no qual as agremiações carnavalescas também participaram com o objetivo de compreender as diretrizes de avaliação do concurso.

Curso - O curso de formação para jurados foi realizado em uma carga horária de 30 horas de capacitação específica dos módulos cênico, musical, literário e visual, incluindo também formação quanto ao regulamento e aos critérios específicos de avaliação do Carnaval 2020.

Segundo o diretor do departamento de ações culturais da Fumbel, Celso Michiles, essa iniciativa colabora com a transparência e qualidade do concurso das Escolas de Samba. “Essa formação tem sido fundamental para o concurso. Nós temos feito um trabalho minucioso para que o julgador compreenda, com clareza, todo o processo e consiga avaliar com sucesso o seu quesito”, detalhou o diretor.

O professor e diretor teatral, Henrique Andrade, julgador do quesito “enredo”, conta que a experiência foi construtiva e enriquecedora pela troca de conhecimentos durante a formação. “A metodologia, a didática e a pedagogia foram bem aplicadas pela formadora. O seminário foi uma etapa de aprendizado e um processo de aperfeiçoamento e qualificação”, comentou.

Compromisso - Para o presidente da Fundação, Fábio Atanásio, o cumprimento desta última etapa é a reafirmação do compromisso da Prefeitura de Belém e Fumbel para contribuir com qualidade e imparcialidade para o Carnaval 2020.

“Conseguimos concluir mais uma etapa relativa aos acordos que foram estabelecidos. A Fumbel, enquanto promotora do concurso, qualificou e aperfeiçoou os julgadores visando à avaliação do desfile”, destacou o presidente.


Tags

Carnaval 2020 fumbel