Teste do Marshmallow
Você já deve ter visto o vídeo: Uma mãe deixa um doce em frente ao filho, orienta-o a não comer e sai de cena. O teste tem o objetivo de testar o autocontrole da criança e parece ter virado a nova moda entre os perfis maternos do Instagram. Mas você sabia que a "modinha" é um dos experimentos mais conhecidos na Psicologia contemporânea? O Teste do Marshmallow.
O teste foi desenvolvido pelo psicólogo Walter Mischel e sua equipe, em 1970. Na experiência, crianças entre quatro e seis anos eram conduzidas a uma sala onde recebiam um doce (normalmente um marshmallow). Os pesquisadores, então, diziam a elas que iriam se afastar da sala por 15 minutos. Caso as crianças não comessem o marshmallow, ganhariam um segundo doce quando o pesquisador retornasse.
Os pesquisadores realizaram, então, um estudo longitudinal, acompanhando os dois grupos por mais de 40 anos. Os resultados foram surpreendentes. As crianças que aguardaram o retorno dos pesquisadores tiveram melhor desempenho escolar, conquistaram melhores empregos e foram mais saudáveis e mais felizes quando comparadas com o grupo que não conseguiu esperar. No grupo de crianças que foram capazes de adiar a gratificação se observou, também, indicadores bem menores de envolvimento com drogas e com atos criminais, além de menos casos de obesidade.
Os estudos de Mischel mostraram a importância do autocontrole, uma habilidade não cognitiva que se contrapõe à impulsividade. As evidências encontradas são fundamentais, também, para a Educação. Atualmente, sabemos que características não cognitivas como a disciplina, a concentração, a solidariedade, a gratidão e o autocontrole, entre outras, são essenciais para o sucesso escolar e que podem fazer toda a diferença no futuro das crianças.
Gostou de saber? Deixa um comentário pra reforçar o meu comportamento de trazer informações pra cá.
Compartilhe este post para ajudar mais famílias a potencializarem o desenvolvimento de seus filhos.