SAÚDE HUMANIZADA

Prefeitura de Belém inaugura novo Pronto-socorro do Guamá

Com um valor estimado em R$ 13 milhões, de recursos próprios da gestão municipal, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), inaugurou na tarde de terça-feira, 4, o novo Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (HPSM do Guamá).

O novo hospital passou por uma reforma completa e ampliação do número de leitos, que antes tinha 68 unidades e agora tem 93 leitos, elevando o hospital de média para alta complexidade. O local também conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ampliada para dez leitos, novos equipamentos e tomografia, de acordo com o padrão exigido pelo Ministério da Saúde.

Nove meses - Em apenas nove meses, a população do bairro do Guamá e proximidades recebe de volta um hospital mais equipado e moderno com capacidade de 10 mil atendimentos ao mês. “Este local passou por uma mudança radical. Além dos novos leitos, ampliamos a UTI, compramos todos os equipamentos novos, trouxemos tomógrafo, que não havia no antigo hospital, e repouso pós-anestésico. Isso vai dar mais agilidade ao centro cirúrgico, enfim, isso tudo vai permitir um atendimento à população muito melhor, mais amplo e detalhado para salvar vidas”, ressaltou o prefeito Zenaldo Coutinho, que participou da cerimônia de inauguração. Participaram ainda, da cerimônia, vereadores, deputados estaduais e autoridades locais.

Ainda de acordo com Zenaldo, com o novo hospital, a capital paraense ganha mais leitos. “Já temos o Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, com 60 leitos funcionando com UTI, temos também, as Unidades de Pronto Atendimento, isso já dá uma estrutura para a cidade, tirando Belém do caos na saúde. Além disso, os novos hospitais e UPAs contam com as salas de triagem, ou seja, as pessoas, de acordo com sua urgência e ou emergência, são logo atendidas”, destacou.    

Novas instalações - Esta foi a primeira grande reforma, desde a inauguração do hospital. Um novo anexo foi construído, o que garantiu a expansão da UTI e demais setores, todos com novas instalações. Sistemas elétricos, hidrossanitários e de gases também foram substituídos. O HPSM do Guamá conta agora com tomógrafo, novos elevadores e aparelho de Raio-X.

O titular da Sesma, Sérgio de Amorim, destacou os serviços de atendimentos disponíveis no HPSM do Guamá. “Além de contar com todos os equipamentos novos, teremos os serviços de traumatologia, clínica médica, pediatria, neurologia, isso tudo na área da urgência e emergência, desta forma, a gente entrega este importante hospital para Belém”, detalhou.

Humanizado - A enfermeira Maria Iracilda Pinheiro é a nova diretora do HPSM do Guamá, ela enfatizou que a humanização vai ser o carro-chefe do hospital. “Ele veio com uma cara nova, e os atendimentos aqui serão respeitosos, de acordo como a população realmente merece”, disse. 

As novas instalações do hospital foram pensadas para tornar o local mais humanizado, e isto vai desde o atendimento dos profissionais, que passaram por capacitação, até o ambiente harmonizado, com mensagens acolhedoras.

A zeladora Maricleide Dias da Costa, de 42 anos, mora em frente ao hospital, e fez questão de conhecer a nova instalação durante a inauguração. “Ao entrar aqui, eu fiquei muito feliz, porque conhecia bem a realidade do antigo hospital, mas essa nova estrutura não tem nem comparação com a anterior. Isso é um lugar de qualidade”, elogiou.

O HPSM do Guamá será aberto ao público para atendimentos no prazo de 15 dias, após um processo de higienização.

Tags

gabinete sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder