Bastidores políticos
O empresário e professor Amintas José Quingosta Pinheiro, 62 anos, dono da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) foi assassinado com uma rajada de balas no final da noite de quarta-feira, dia 05, quando parou em um semáforo na Av. Centenário, em frente ao Conjunto Catalina, em Belém do Pará.
As primeiras informações dão conta que dois homens em uma moto seguiam a vítima. O carona da moto deu quatro tiros certeiros e nada foi levado. O empresário ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Belém, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer em seguida.
O veículo de Amintas teria sido seguido por cerca de 100 metros. O empresário estaria transportando cerca de R$ 15 mil que não foi levado. Pouco antes do fato o empresário havia deixado a Esmac em direção a sua casa, em um condomínio perto de onde foi baleado.
A deputada estadual Professora Nilse Pinheiro (PRB) que se encontrava em Marabá, foi informada do homicídio logo em seguida por familiares. Ela participaria, nesta quinta-feira (06), de uma audiência pública para discutir o Atendimento Educacional Especializado, voltado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), Dr. Daniel Santos, deverá decretar luto oficial no poder legislativo e o governador do estado, Helder Barbalho deve determinar a rápida e eficiente investigação sobre o caso.
CENÁRIO POLÍTICO - O crime redesenha o cenário político em Ananindeua no pleito 2020, já que a professora Nilse Pinheiro (Republicanos) estudava a possibilidade de se apresentar como pré-candidata à prefeitura de Ananindeua, segundo informações extraoficiais em Ananindeua e Belém. Nilse é uma das mulheres mais atuantes da política paraense e atualmente, além da bandeira da educação e da busca de direitos das mulheres, defendeu a instalação, em outubro do ano passado, da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo Paraense (Frencoop-Pa), que preside.
A Deputada Estadual e Procuradora é autora do projeto de Resolução nº 13/2019 que originou a criação deste novo instrumento de articulação política para as Cooperativas no Estado, agora o cooperativismo paraense, que passou a contar com uma importante ferramenta no legislativo para fortalecer o segmento, que conta com 100 mil cooperados em todo o Estado.
O professor Amintas e Nilse se conheceram na juventude, quando atuavam juntos em movimentos estudantis. O casal tem três filhos. Juntos e aliados a outros estudantes, fundaram o Grupo Salesiano do Carmo (Grudes). O aprendizado da época foi influenciador na sua carreira política, quando se tornou membro de frente dos movimentos estudantis e religiosos pelo qual passou, como o Focolares, período que serviu de primeiro degrau enquanto a jovem organizava sua cultura e fixava seus objetivos. Da parceria também surgiu a ESMAC, mais conceituada faculdade particular de Ananindeua.
A Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) e o Instituto Superior de Educação (IES) foram credenciados por meio da portaria do MEC Nº 2.928 de 2001, trazendo uma proposta inovadora e criativa no que se refere ao ensino superior, credenciando-se como a primeira instituição de ensino superior em Ananindeua.
Em nota oficial na página da Professora Nilse no Instagram a assessoria e limitou a anunciar o ocorrido e informar o local do velório.
VELÓRIO - O velório do professor Amintas está ocorrendo na capela Master Maxi Domini, na Av. José Bonifácio, 1550, entre Caripunas e Paes de Souza, no bairro do Guamá.