TURISMO
O turismo religioso no estado do Pará tem no Círio de Nossa Senhora de Nazaré seu grande apelo. A festa reúne cerca de dois milhões de pessoas pelas ruas de Belém, sempre na segunda semana de outubro. O Círio é a maior prova da fé católica do povo paraense, quando as pessoas saem às ruas para pagar ou fazer promessas para a Virgem de Nazaré.
Visando estender esse apelo para além da festividade do Círio, a arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral do Turismo (Pastur), da Diretoria do Círio, Sebrae, com apoio do Governo do Estado do Pará, e Abrajet-PA, criou o projeto “Passos da Fé”.
Trata-se de um circuito de turismo religioso que percorre as principais atrações do complexo do Santuário de Nazaré com explicações dos principais símbolos cristãos na parte externa e interna do Santuário Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, e visita ao Memória de Nazaré, Casa de Plácido, Estação dos Carros, Capela Bom Pastor, Centro Social de Nazaré, Praça Santuário, e finaliza na loja Lírio Mimoso.
O projeto já foi apresentado às agências de viagem e guias de turismo de Belém que o estão incluindo nos seus city tur e tem sido bem recebido pelos turistas que visitam a cidade.
Mensalmente cerca de 30 mil pessoas, entre paroquianos e turistas do Brasil e outros países visitam a Basílica Santuário. Segundo a turismóloga e voluntária do projeto Janes Jaques Machado, a proposta do Roteiro é que as visitas ocorram o ano inteiro, e não somente no período do Círio.
“Fora desse período não temos visitação, mas com o “Passos da Fé” integrado ao city tur das agências essa realidade deve mudar”, aposta, já que segundo ela, os turistas que fizeram o circuito ficaram bem satisfeitos.
Na Basílica o visitante recebe informações sobre a arquitetura do templo centenário, sobre as histórias dos vitrais, das imagens sacras, entre outras.
No espaço Memória de Nazaré é possível conhecer os ex-votos (objetos de cera e outros materiais recolhidos durante a grande procissão do Círio), os mantos que cobrem a santa, fotografias e outras curiosidades.
O turista e devoto de Nossa Senhora de Nazaré vai poder fazer uma imersão e ter uma experiência com a realidade virtual, com a criação do Museu Virtual, prevista para ser inaugurado no início de 2020. No Museu Virtual será possível vivenciar a grande procissão do Círio. “O devoto ou turista será transportado para “dentro” da corda, vivenciando todo o trajeto do Círio de Nossa Senhora de Nazaré como acontece todo segundo domingo de outubro”, pontuou Janes Jaques Machado.
O passeio encerra na loja Lírio Mimoso onde o visitante pode adquirir lembranças da festividade e contribuir com as obras sociais da Basílica que guarda a imagem original da santa, e que foi construída em 1865 pelo bispo Dom Antônio de Macedo Costa (1860 – 1890) recebendo o título de Basílica em 1923.
A arquidiocese de Belém pretende expandir para as outras igrejas da cidade o projeto “Passos da Fé”.
Serviço: Horário de visita
Segunda a sexta, 9h, dez, quinze e 16h, tempo de visitação, uma hora e 40 minutos.
Informações: 40098429.
Tags
Círio de Nazaré Turismo
Relacionadas
-
CÍRIO 2022
Começam os preparativos para o Círio Musical
-
VIAGENS & NEGÓCIOS
Estação das Docas recebe 10ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia
-
TURISMO
Ourém terá orla reconstruída
-
TURISMO & EVENTOS
Pará realiza Feira Internacional de Turismo da Amazônia de 25 a 28 de novembro
-
VIAGENS E TURISMO
Belém é a única capital do Norte a retomar voos diretos para Portugal
-
TURISMO
Hangar Convenções & Feiras da Amazônia deve reabrir para eventos em breve
-
AMAZONAS
Museu do Seringal reaberto ao público
-
Círio de Nazaré
Paróquia de Barcarena recebe 500 cestas básicas em campanha de Círio
-
Turismo
Região do Xingu tem futuro incerto depois da pandemia
-
Turismo
Câmara aprova MP que transforma Embratur em agência