TURISMO

Circuito Passos da Fé investe no turismo religioso em Belém do Pará

Visando estender o apelo para além da festividade do Círio, a arquidiocese de Belém criou o projeto “Passos da Fé”.

O turismo religioso no estado do Pará tem no Círio de Nossa Senhora de Nazaré seu grande apelo. A festa reúne cerca de dois milhões de pessoas pelas ruas de Belém, sempre na segunda semana de outubro. O Círio é a maior prova da fé católica do povo paraense, quando as pessoas saem às ruas para pagar ou fazer promessas para a Virgem de Nazaré.

Visando estender esse apelo para além da festividade do Círio, a arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral do Turismo (Pastur), da Diretoria do Círio, Sebrae, com apoio do Governo do Estado do Pará, e Abrajet-PA, criou o projeto “Passos da Fé”.

Trata-se de um circuito de turismo religioso que percorre as principais atrações do complexo do Santuário de Nazaré com explicações dos principais símbolos cristãos na parte externa e interna do Santuário Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, e visita ao Memória de Nazaré, Casa de Plácido, Estação dos Carros, Capela Bom Pastor, Centro Social de Nazaré, Praça Santuário, e finaliza na loja Lírio Mimoso.

O projeto já foi apresentado às agências de viagem e guias de turismo de Belém que o estão incluindo nos seus city tur e tem sido bem recebido pelos turistas que visitam a cidade.

Mensalmente cerca de 30 mil pessoas, entre paroquianos e turistas do Brasil e outros países visitam a Basílica Santuário. Segundo a turismóloga e voluntária do projeto Janes Jaques Machado, a proposta do Roteiro é que as visitas ocorram o ano inteiro, e não somente no período do Círio.

“Fora desse período não temos visitação, mas com o “Passos da Fé” integrado ao city tur das agências essa realidade deve mudar”, aposta, já que segundo ela, os turistas que fizeram o circuito ficaram bem satisfeitos.

Na Basílica o visitante recebe informações sobre a arquitetura do templo centenário, sobre as histórias dos vitrais, das imagens sacras, entre outras.

No espaço Memória de Nazaré é possível conhecer os ex-votos (objetos de cera e outros materiais recolhidos durante a grande procissão do Círio), os mantos que cobrem a santa, fotografias e outras curiosidades.

O turista e devoto de Nossa Senhora de Nazaré vai poder fazer uma imersão e ter uma experiência com a realidade virtual, com a criação do Museu Virtual, prevista para ser inaugurado no início de 2020. No Museu Virtual será possível vivenciar a grande procissão do Círio. “O devoto ou turista será transportado para “dentro” da corda, vivenciando todo o trajeto do Círio de Nossa Senhora de Nazaré como acontece todo segundo domingo de outubro”, pontuou Janes Jaques Machado.   

O passeio encerra na loja Lírio Mimoso onde o visitante pode adquirir lembranças da festividade e contribuir com as obras sociais da Basílica que guarda a imagem original da santa, e que foi construída em 1865 pelo bispo Dom Antônio de Macedo Costa (1860 – 1890) recebendo o título de Basílica em 1923.    

A arquidiocese de Belém pretende expandir para as outras igrejas da cidade o projeto “Passos da Fé”.

Serviço: Horário de visita
Segunda a sexta, 9h, dez, quinze e 16h, tempo de visitação, uma hora e 40 minutos.
Informações: 40098429.

Tags

Círio de Nazaré Turismo

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder