ASSISTÊNCIA
Foto: Fernando Sette - Comus
Nesta quinta-feira, 6, foi realizada a cerimônia de acolhimento dos novos conselheiros tutelares, eleitos por meio de voto popular em outubro de 2019. A recepção foi realizada na sede da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e contou com a presença de diretores do órgão e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdac).
“O acolhimento dos conselheiros busca estabelecer uma relação de diálogo, respeito e de construção conjunta com a política de assistência social, com a missão de garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes de Belém”, explicou a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo.
Estratégias - Na ocasião, foi apresentada a estrutura da Fundação e as estratégias para desenvolver a capacitação dos conselheiros que lidam com situações de vulnerabilidade social e de violações de direitos, evolvendo famílias do município.
Segundo o coordenador geral dos conselheiros, Benilson Silva, a renovação do Conselho Tutelar foi de 70% dos membros. “Este momento é o processo de conhecimento, adaptação e preparação. Estamos acolhendo os novos conselheiros para que eles possam conhecer toda a estrutura da Fundação. E, posteriormente, farão uma capacitação para iniciar o atendimento no dia a dia, com propriedade das informações”, detalhou.
“Esse momento é muito importante pra nós que estamos chegando. Fomos acolhidos pelos agentes da rede municipal, com orientações de como zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, disse Valsineia Marques, de 40 anos, que está assumindo o cargo de conselheira pela primeira vez.
Os conselheiros vão participar, no final do mês de fevereiro, de uma capacitação com foco na política de assistência social, na qual serão apresentados todos os serviços e os espaços de acolhimentos para embasar a atuação dos conselheiros.