Ecossistema Criativo

Belém pela primeira vez na programação do Dia Mundial da Criatividade

A preparação iniciou com o Workshop Ecossistema Criativo de Belém que reuniu mais de 60 pessoas.

Conexão, troca, colaboração e muito debate foi o que norteou o clima durante o Workshop Ecossistema Criativo de Belém, que ocorreu na noite desta quarta-feira (05), no Núcleo de Conexões Na Figueredo. O evento foi organizado e conduzido por Berna Magalhães, escolhido como líder local do Dia Mundial da Criatividade em Belém. “O objetivo foi proporcionar uma forma de mapear junto quais são os pólos da criatividade na cidade e poder fazer uma construção que realmente valha a pena. Queremos que não seja só mais um evento, mas sim que possamos deixar um legado para a cidade”, afirmou.  

O público participou ativamente das dinâmicas e além do mapeamento ajudaram a pensar soluções para problemas da cidade que podem ser resolvidos de forma criativa. "São muito importantes eventos como este em Belém. Temos uma comunidade rica e uma capital relativamente pequena em extensão territorial mas muito ampla em criatividade. Sou carioca e pra mim é uma oportunidade única estar aqui dialogando com espaços e pensamentos tão incríveis. É muito importante espaços que conectem as pessoas, que façam a gente refletir como melhorar não só pra quem é de fora mas pra quem é daqui. A Amazônia é muito rica mas ela tem que ser rica acima de tudo para o próprio povo", destacou Carla Romano, designer, indigenista e produtora cultural.

Para o estudante de física e empreendedor Gabriel Ribeiro, o mais interessante foi “poder debater sobre as iniciativas criativas na sociedade e como se pode buscar isso ativamente pela colaboratividade entre as pessoas, para tornar as ideias reais e gerar impacto com elas na sociedade". É justamente assim que a programação do Dia Mundial da Criatividade pretende impactar Belém, com iniciativas que consigam ir além das datas do evento, 21 e 22 de abril. 

Belém participa pela primeira vez deste evento mundial realizado em mais 4 países e dezenas de cidades. "A iniciativa Creativity Day em Belém é maravilhosa. A gente precisa ter cada vez mais espaços, momentos, reuniões, para pensar ações comunitárias e sociais em conjunto para melhoria da cidade. Para tentar resolver os problemas insolúveis e conseguir chegar no ponto crucial de ser uma cidade de fato criativa", afirmou Manoel Neto, idealizador do BDZ.

Para saber mais sobre o Dia Mundial da Criatividade e como pode participar basta acessar o site: https://www.worldcreativityday.com/brazil/belem/home.

Mais informações:
Berna Magalhães (@valetedecopas) - líder local (91 98101-4403)

Tags

DESIGN Eventos workshop

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder