FORMAÇÃO
Foto: João Gomes / COMUS
A Escola de Gestão Pública (EGP), vinculada à Secretaria Municipal de Administração (Semad), promoveu na quarta-feira, 5, e na quinta-feira, 6, o minicurso “Coaching e Liderança", em parceria com a Faculdade de Belém (Fabel), para servidores do município. O curso foi realizado no auditório Agnano Monteiro, do Fórum Cível, e abordou ferramentas capazes de potencializar o autoconhecimento pessoal e profissional dos servidores públicos do município.
Segundo Noeme Barbosa, coordenadora da EGP, a capacitação é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho. “Geralmente o servidor trabalha com o público e muitas vezes esse trabalho do dia a dia vai se desgastando. Então, qualificar é muito importante para melhorar o ambiente e o atendimento. A proposta deste curso é para melhorar não só o trabalho, mas também a vida dos servidores”, destacou Noeme, ressaltando que a EGP está dinamizando os cursos que a partir de fevereiro serão ofertados três cursos por mês.
Durante os dois dias, o palestrante Rafael Lauria convidou os servidores para uma autorreflexão. “A gente não prepara ninguém para ser melhor servidor e sim para serem pessoas melhores. O que existe são pessoas que têm consciência do que elas estão vivendo. Se eu consigo num processo de aprendizagem trazer para a reflexão o que eu ainda posso ser de melhor, estamos no caminho certo”, contou Rafael, que falou sobre ética, destacando a importância de se firmar valores e uma visão compartilhada relevante para o trabalho em equipe.
Servidores - Participativos, os servidores trocaram experiências com o palestrante, que ia comentando as situações relatadas. Para a nutricionista Carmem Brandão, da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) o curso possibilitou uma oportunidade de reflexão sobre o dia a dia.
“A atividade Roda da Vida me chamou atenção porque no dia a dia a gente não consegue entender porque não conseguimos atingir determinados valores e metas. Na parte da liderança percebi o que estamos falhando e o que devemos melhorar. Que bom que a Prefeitura está oportunizando isso para gente. A nossa melhoria pessoal e o nosso aprimoramento profissional contribui para que o nosso trabalho seja bem desempenhado”, comenta Carmem.
Alexandre Almeida, responsável pelo setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) relata que percebeu que o curso o ajudou se enxergar como pessoa antes de se ver como profissional. “Muitas vezes a gente esquece de si e vivencia o externo, e até perde a autenticidade. Até chegar a vitimização, quando pegamos as nossas falhas e as transferimos para outras pessoas. E sempre passarmos por processos de amadurecimento com resultados positivos e negativos. Agora, vou dar mais transparência na minha relação interpessoal. Cada um dos servidores tem alguma coisa acrescentar”, comentou Alexandre.
Os cursos da Escola de gestão Pública são gratuitos e a próxima qualificação está marcada para 14 e 15 de março com o tema “Atendimento ao Público”, seguido de “Relação Interpessoal”, sem data definida.