CARNAVAL 2020
A Agremiação Carnavalesca Grêmio Recreativo Deixa Falar é a terceira escola a desfilar no sábado, 15, na Aldeia Amazônica, no Carnaval Oficial de Belém 2020, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
A escola, fundada em 23 de abril de 1992 no bairro da Cidade Velha, levará à a avenida o enredo “Gugu, Dadá! Mi, Mi, Mi! Bumbum! Sátira Simpática de um Carnaval Pequeno!”. O enredo tece uma crítica divertida sobre fazer Carnaval em Belém, a partir de uma narrativa, na qual se tem as escolas do grupo 1 como irmãs, ou coirmãs, que brigam muito pelo título, não sabem dividir o que possuem e não entendem que não podem existir sem as outras.
O intérprete e compositor do samba enredo da Deixa Falar, Wanderley Rodrigues, conhecido como Wanderley Explosão, diz que apesar de muitas pessoas acharem o enredo irônico, o objetivo da escola é outro. "O enredo pede que as escolas se unam para futuramente fazer um grande Carnaval, com as agremiações pensando no coletivo para que o Carnaval de Belém cresça e não só determinado grupo. A proposta do enredo é que as escolas, verdadeiramente, tenham um sentimento de irmandade, se abraçem, se ajudem. Sem colocar o 'seu pirão primeiro', como diz a letra do samba", afirmou Wanderley.
Preparativos - Para mostrar todo o enredo na avenida do samba, muitas pessoas trabalham para que o grande espetáculo seja efetivado. A funcionária pública Maria de Jesus Santos, de 64 anos, que é uma das fundadoras da escola e cede parte da casa dela para que as fantasias sejam confeccionadas, doa tempo e trabalho costurando. "Todos os anos, desde que colocamos a escola para funcionar, eu trabalho na costura. A Deixa Falar é como uma filha. Quando o Carnaval se aproxima, eu peço férias para me dedicar exclusivamente à escola. Então, o que me faz permanecer com a escola é o amor pela Deixa Falar e pelo Carnaval que está dentro da minha casa", conta Maria.
Conheça o mestre de bateria da Agremiação Carnavalesca Grêmio Recreativo Deixa Falar:
Desfiles - Os desfiles das Escolas de Samba de Belém 2020 na Aldeia Amazônica serão realizados nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. No dia 14 será o desfile do Segundo Grupo das Escolas de Samba, no dia 15 do Primeiro Grupo (Especial) e no dia 16 do Terceiro Grupo. Nos distritos de Belém haverá concurso de escolas de samba e blocos: no dia 24 em Icoaraci e no dia 25 em Outeiro.
Leia também:
Piratas da Batucada homenageia o carnavalesco Miguel Santa Brígida na avenida do samba
Escola de Samba da Matinha levará reflexão sobre diferenças à avenida
Quem São Eles promete emocionar com o enredo “A Beleza de Ser um Aprendiz”