GASTRONOMIA
Belém apresenta o prato “Ravióli de Maniçoba” na abertura do Cooking Show, na Tailândia. O Cooking Show faz parte do 2° Simpósio Internacional de Gastronomia 2020, reunião anual da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada na cidade de Phuket, na Tailândia, entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro.
O evento contou com a presença da prefeita de Phuket, do ministro da Cultura Mr Itthiphol Kunplome e de chefs de cozinha de Belém, Paraty (RJ), Estados Unidos, México, Colômbia, Suécia, Japão, Korea do Sul, Italia, Noruega e Líbano, na escola de gastronomia Blue Elephant.
Participar dos eventos e cumprir a agenda é um dos requisitos para que as cidades criativas da Unesco mantenham o selo da organização internacional. “O comitê de Belém apresentou o cronograma de Belém. E como meta alcançada, a apresentação da Escola Criativa da Gastronomia. Um compromisso para revalidação do selo”, explicou Claudia Sadalla, a ponto focal de Belém na Unesco.
A Escola Criativa da Gastronomia de Belém é um espaço de intercâmbio para professores e alunos, mantendo o primeiro curso técnico de cozinha com certificação da Unesco. A escola cumpre parte do compromisso firmado em 2015, quando Belém recebeu da Unesco o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia. Desde então, a Prefeitura de Belém vem desenvolvendo diversos eventos de intensificação do turismo gastronômico da região.
“Belém é destaque pelo trabalho que vem fazendo nos eventos da Cidade Criativa. Foi muito gratificante a oportunidade e uma honra abrir o Cooking Show, onde apresentei para diversas autoridades de Phuket um pouco da cultura e gastronomia de Belém”, contou a chefe Ângela Sicília, sobre sua participação na abertura do Cooking Show apresentando o prato premiado “Ravióli de Maniçoba”.