PREPARATIVOS
A avenida Pedro Miranda já está sendo preparada para receber os foliões no Carnaval de Belém, que vai ser realizado nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), intensificou os trabalhos de lavagem, varrição, capinação, coleta de lixo e entulhos, e promoveu a pintura das laterais das calçadas. Três das onze cooperativas de coleta seletiva que têm parceria com a Prefeitura de Belém irão atuar junto com a equipe da Sesan, responsável pela limpeza da ‘Avenida do Samba’, após todas as apresentações das escolas de samba.
Os serviços na Pedro Miranda estão sendo realizados por mais de 160 agentes de limpeza, divididos em equipes, nos períodos diurno e noturno, para que a Aldeia Amazônica e o entorno fiquem limpos. “O objetivo da ação é deixar o ambiente preparado para o carnaval. É um trabalho em conjunto da Prefeitura de Belém com a população. Os horários e dias da coleta no local devem ser respeitados conforme o calendário”, disse Marcus Carvalho, diretor do Departamento de Resíduos Sólidos (Dres), da Sesan.
Coleta seletiva - Todo o lixo recolhido será levado para as cooperativas que trabalham com a coleta seletiva no município. Em 2019, foram coletadas no mês de fevereiro, 98 mil toneladas, resultado da festa e alegria dos foliões, gerando uma renda bem maior para os catadores, do que nos outros meses, que reaproveitam o material descartado, comercializando os resíduos. A expectativa para este ano é que esse número aumente.
Davi Cunha, de 27 anos, um dos catadores que realiza a coleta seletiva em Belém, em parceria com a Sesan, destacou a importância do trabalho desenvolvido para o sustento da família dele. “Eu me capacitei pela Prefeitura de Belém, e hoje trabalho em uma cooperativa com dez pessoas. Fico feliz em poder ajudar o meio ambiente e ainda gerar renda para dentro de casa”, disse.
Ações de limpeza - Lúcia Carvalho, de 65 anos, mora na área de entorno da Aldeia Amazônia, desde que nasceu, disse estar satisfeita com as ações de limpeza. “A Prefeitura trabalha, faz a parte dela, mas falta o povo se educar, pois eles despejam o lixo de qualquer forma e em qualquer horário pelas esquinas. O pessoal da Educação Ambiental da Sesan já passou por aqui, e mesmo assim, eles não respeitam, jogando lixo, sujando a nossa cidade”, contou.
“Nós aqui deste perímetro não deixamos ninguém jogar lixo em nosso quarteirão. Tomamos conta, e, inclusive, plantamos umas mudas de plantas que meu marido trouxe para ajudar a arborizar os canteiros, aqui por perto. Infelizmente, na nas outras áreas, não temos como fiscalizar”, lamentou dona Lúcia.
Claudio Mêrces, titular da Sesan, informou que uma programação especial para o Carnaval 2020 foi elaborada pelas equipes da Sesan, para que a Aldeia Amazônica esteja devidamente limpa. “Nós fazemos um trabalho de limpeza durante todo o ano na avenida Pedro Miranda, que é intensificado no período do carnaval, para deixar a avenida pronta para receber os brincantes”, destacou.
Conscientização - A Sesan conscientiza as agremiações para o recolhimento das estruturas de carros alegóricos, que é de responsabilidade das escolas de samba, para que a coleta seja feita de forma correta, não acarretando transtornos para a sociedade.
“Carros alegóricos e restos de fantasia são sempre deixados na avenida por algumas agremiações. Elas precisam se responsabilizar pelo descarte correto do material que não for mais necessário”, lembrou José Soares, coordenador de Coleta Seletiva da Sesan.
Para informações sobre o descarte irregular do lixo, Disque Sesan 156, de um telefone fixo, ou entre em contato por meio do e-mail dresdiretoria@gmail.com