CARNAVAL 2020

Prefeitura apresenta esquema de dispersão de brincantes no desfile oficial de Belém

A avenida Pedro Miranda já está sendo preparada para a dispersão dos brincantes do Carnaval Oficial de Belém, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A Prefeitura de Belém, por meio da por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém, realizou na noite de segunda-feira, 10, na Aldeia Amazônica, uma reunião para mostrar a nova estrutura de dispersão dos brincantes das agremiações carnavalescas.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e a Guarda Municipal de Belém (GMB) irão atuar juntamente com a equipe da Fumbel, responsável pela organização do carnaval, durante todas as apresentações das escolas de samba.

Esquema - A dispersão dos brincantes das escolas de samba, que antes era feita pela travessa Lomas Valentinas, agora será pela avenida Pedro Miranda.  Os carros alegóricos e a bateria seguirão direto pela via, facilitando o embarque dos brincantes. Ainda na travessa Lomas estarão os caminhões baús para o embarque dos instrumentos da bateria das escolas de samba, agilizando assim o tráfego.

Outra novidade é a ampliação da dispersão, melhorando o espaço para quando a agremiação chegar. Durante a reunião foram apresentados as cabines dos julgadores e os módulos onde eles ficarão.

Interdição - Nos dias 11, 12, 13, durante os ensaios técnicos, a SeMOB atuará em conjunto com a Guarda Municipal, ambos com duas viaturas. A partir das 19 horas desta terça-feira, 11, será interditado o trecho da avenida Pedro Miranda, entre as travessa Alferes Costa e Lomas Valentinas.  Já nos dias 14, 15 e 16, dias oficias dos desfiles, a interdição das respectivas vias será a partir das 16 horas.

A SeMOB estará com 150 agentes de trânsitos, de educação e de transportes para ajudar no auxílio de informações sobre a interdição das vias. “Nos três dias, nós teremos uma escala de 50 homens por dia atuando na Aldeia. As operações serão em conjunto com a Guarda Municipal”, ressalta o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas.

Segurança - A Guarda Municipal montou um esquema de segurança para atender a demanda do carnaval. Como em todos os anos, agentes de segurança já começam atuar, desde os ensaios técnicos. Com viaturas operacionais, a Guarda Municipal vai estar junto com a SeMOB, isolando algumas vias e os ste bloqueios de vias, assumidos pela Guarda Municipal, proporcionando tranquilidade ao ensaio técnico e ao desfile oficial.

O inspetor de planejamento operacional da Guarda Municipal de Belém (GMB), Carlos Antônio, explica que de nos dias 14, 15 e 16 haverá um efetivo de 350 servidores, em dois turnos, atuando em todo o entorno da Aldeia Amazônica, principalmente na área interna. “Todo esse esquema é para que todos curtam um carnaval de maneira tranquila e segura”, disse.

O inspetor ressalta ainda, que qualquer situação nas imediações da Aldeia, a população pode entrar em contato pelo número 153, cujo contato será direto com as viaturas da GMB que estarão nas ruas.

Tags

Carnaval 2020 comus fumbel guarda municipal Ordem Pública semob sesan seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder