Carnaval

Belém encerra programação de carnaval neste final de semana

O bloquinho do Tchan vai se concentrar a partir das 16h deste domingo, 16.

Enquanto em outros estados os tamborins e reco recos começam a ser aquecidos para as folias de momo, em Belém, capital do Pará, o carnaval encerra neste final de semana com apresentações de blocos e escolas de samba.

Diferente do que acontece nos outros centros urbanos, o carnaval começa logo nas primeiras semanas de janeiro, com o pré-carnaval da Cidade Velha, bairro do centro histórico de Belém, reunindo milhares de pessoas que aproveitam para brincar ao ritmo de axé, carimbo, lambada, brega, e outros ritmos que não deixam ninguém parado. Mesmo de baixo de chuva, constante nessa época do ano em Belém.

O pré-carnaval teve programação para todos os gostos, todos os finais de semana, até este domingo, dia 16 de fevereiro, quando recebe a banda de axé mais famosa do Brasil, encerrando a temporada festiva em Belém.

O bloquinho do Tchan vai se concentrar a partir das 16h em uma marina de Belém. Os cantores Beto Jamaica e Compadre Washington prometem puxar um dos blocos mais esperado da temporada. No Sábado, 15, se apresentam os blocos F...o Amor!, Não Era Amor, entre outros.

Mesmo morando há mais de 20 anos em Belém, a costureira Nilza Oliveira, 52, foi pela primeira vez acompanhar a programação do Pré-Carnaval e aprovou a mudança de local.

“Antes as gente lia nos jornais e via na televisão noticias sobre violência no carnaval da Cidade Velha, e ficava receoso de vir. Mas gostei muito. Tem bastante segurança, policiais, banheiros químicos pra quando a gente fica apertada (risos), está tudo muito bonito”, aprovou.

Mesmo debaixo de chuva forte, o representante comercial André Pereira, 42, não deixou de curtir a folia. “A chuva já faz parte da folia. A gente toma uma gelada e se diverte”, contou.

Os blocos se concentram a partir das 14 horas, na Avenida Almirante Tamandaré, entre a travessa de Breves e a Rua Ângelo Custódio, e saem às 16 horas levando os foliões juntos e finalizam às 18h30. Após as 18h30, o circuito continua dentro das casas de show.

Todos os sábados e domingos terão alterações no trânsito da Cidade Velha. O isolamento começa sempre às 13 horas, nos cruzamentos da rua Padre Champagnat com a avenida Portugal, da avenida 16 de Novembro com rua João Diogo e demais transversais até o cruzamento da 16 de Novembro com avenida Almirante Tamandaré.

Ficam inteiramente interditadas as ruas Dr. Assis, Dr. Malcher e Siqueira Mendes.

O Sistema de Estado de Segurança Pública (SEGUP) garante a segurança dos brincantes com 165 servidores da Polícia Civil, além de 30 viaturas.

A programação é organizada pela Liga dos Blocos da Cidade Velha (LBCV), com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Guarda Municipal de Belém (GMB) e a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Escolas de Samba - A partir desta sexta, dia 14, a Aldeia Amazônica sedia o desfile das escolas de samba, promovida pela Prefeitura Municipal de Belém, começando com as escolas do 2º grupo. As do 1º grupo desfilam no sábado, dia 15, e as do 3º grupo, no domingo, 16.

Os desfiles começam sempre a partir das 19h, na Aldeia Amazônica, localizada no bairro da Pedreira. Ingressos para as arquibancadas são 1kg de alimento não perecível, trocados diretamente nas escolas de samba.

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder