Desmatamento

PRF apreende mais de 60m³ de madeira ilegal nas estradas do Pará

As ocorrências aconteceram durante essa semana nos municípios de Santa Maria do Pará/PA e Marabá/PA

Na noite da última quinta-feira (13), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizava no km 354, da BR 010, no município de Santa Maria Do Pará/PA, quando abordou o veículo VW/24.250 CNC, cor branca que transportava 40,65m³ de madeira ilegal.

A carga de madeira serrada em diversos perfis saiu do município de Tomé-Açu/PA com destino final a cidade de Macaíba/RN. O condutor apresentou a Guia Florestal, porém o produto transportado não era compatível com a documentação, sendo autuado conforme a normativa 21 do Ibama no Art. 48, inciso V, que diz: A apresentação do produto diferente do autorizado está sujeito aos infratores às sanções previstas na Lei nº 9.605.

Em outra ocorrência, no último sábado (08), no Km 79 da BR 230, em Marabá/PA, a PRF realizou uma apreensão de 26,76 m3 de madeira ilegal durante a abordagem a um veículo de carga do tipo M. Benz/Axor 25445, cor branca.

O condutor apresentou Guia Florestal que autorizava o transporte de 20m³ de madeira, valor inferior ao que estava sendo transportado. Sendo assim, o documento foi desconsiderado inválido por incompatibilidade conforme o Art 48, inciso I e V, da Instrução Normativa 21/2014, do Ibama – o Documento de Origem Florestal será considerado inválido quando a quantidade/volume de produto transportado for diferente do autorizado.

Todos os condutores foram autuados conforme o Art 48 da normativa do IBAMA e encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil dos respectivos municípios, onde assinaram o termo circunstanciado, e se comprometem comparecer em juízo quando solicitado. Toda a carga foi apreendida e está à disposição dos órgãos competentes.

Fonte: Agência PRF

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder