SERVIÇOS NO CARNAVAL

Órgãos municipais intensificam ações durante Desfile Oficial das Escolas de Samba

As agremiações carnavalescas do Segundo Grupo abrem o desfile oficial do Carnaval de Belém 2020, nesta sexta-feira, 14, a partir das 19 horas, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. A programação de carnaval segue no sábado, 15, com o desfile do Primeiro Grupo (Especial), e no domingo, 16, com a apresentação das escolas do Terceiro Grupo. Para garantir um carnaval seguro e organizado, a Prefeitura de Belém montou um esquema de serviço das secretarias municipais envolvidas nos dias de desfiles.

Segurança - Durante a programação haverá um efetivo de 350 servidores da Guarda Municipal de Belém (GMB), em dois turnos, atuando em todo o entorno da Aldeia Amazônica, principalmente na área interna. A GMB vai garantir a segurança com policiamento ostensivo e preventivo, por meio de rondas a pé, em toda extensão interna do sambódromo, motopatrulhamento no entorno do complexo e rondas com viaturas.

“Todo esse esquema é para que todos curtam um carnaval de maneira tranquila e segura”, explicou Antônio Carlos Tavares, inspetor de planejamento operacional da GMB.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) estará com 150 agentes de trânsito, de educação e de transportes para ajudar no auxílio de informações sobre a interdição das vias. Serão 50 agentes de trânsito por dia atuando na Aldeia Amazônica.

Limpeza - A Secretaria de Saneamento (Sesan) estará com equipes de limpeza espalhados em todo o espaço da Aldeia Amazônica. O serviço no corredor da folia vai contar com 150 homens, divididos em 65 agentes no período noturno, e 85 no período diurno. A ação de limpeza inclui serviços de varrição em toda a extensão do sambódromo e nas vias transversais que cortam o corredor da folia.

Durante o desfile, a varrição na pista da avenida será feita sempre após a passagem de uma agremiação carnavalesca, para garantir que o espaço fique limpo para a entrada da próxima escola. A ação da Sesan envolve ainda equipes de educação ambiental e coleta seletiva, com catadores de cooperativas parceiras da Prefeitura de Belém, responsáveis pela coleta do material produzido durante o evento.

Social - A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) vai realizar ações contra o trabalho infantil em toda extensão do sambódromo, nos dias dos desfiles. O trabalho será em conjunto com a Vara da Infância e Juventude de Belém e o Conselho Tutelar. 

Outro órgão que atuará durante o Carnaval será a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com uma operação de conscientização para coibir práticas nocivas ao meio ambiente e combater a poluição sonora e qualquer outra situação que prejudique a permanência das pessoas que participam dos desfiles.

Para o atendimento de primeiros-socorros e contenção para evitar acidentes, a Defesa Civil Municipal contará com 40 voluntários.

Comércio - A Coordenadoria de Ordem Pública credenciou a Liga das Escolas de Samba e 260 ambulantes para explorarem o comércio informal na área interna e externa. Os credenciados serão colocados em pontos estratégicos. Equipes da Ordem Pública estarão fazendo a fiscalização e o ordenamento na área.  

Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) contará com dois postos de atendimento de urgência e emergência e com uma ambulância na Aldeia Amazônica. Um dos postos estará na área de dispersão, na avenida Pedro Miranda, e o outro, na área de concentração, próximo à travessa Alferes Costa.

O Pronto Socorro Mario Pinotti, na travessa 14 de Março, e a Unidade de Pronto Atendimento da Sacramenta (UPA), estarão de prontidão para qualquer eventualidade. Equipes da Sesma vão orientar a população sobre as práticas de sexo seguro e realizando ações preventivas com a distribuição de preservativos.

Tags

Carnaval 2020 guarda municipal Ordem Pública semma semob sesan sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder