EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Prefeitura de Belém entrega escola reformada e climatizada no Tenoné

Na manhã desta sexta-feira, 14, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), reinaugurou a escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Jaime da Costa Teixeira, localizada na passagem das Flores, no bairro Tenoné. 

A então unidade pedagógica, e agora escola de educação infantil foi toda reformada e climatizada, possui capacidade máxima de atendimento para 260 alunos com idade entre 0 e 5 anos. A escola atende a crianças do berçário ao Jardim II.

De acordo com a Semec, com a intervenção de engenharia, a EMEI ganhou um banheiro adaptado para crianças com deficiência e uma biblioteca. O custo da obra da escola Professor Jaime da Costa Teixeira foi de R$ 265,6 mil, valor destinado ao trabalho de ampliação e revitalização das oito salas de aula da escola, agora climatizadas. O investimento possibilitará atender à comunidade, não apenas do Tenoné, mas também de bairros como Águas Negras e Eduardo Angelim.

Climatização - Sobre as novas condições da unidade de ensino, a moradora de Águas Negras, Elizabete Braga, de 32 anos, elogiou. “A escola ficou muito boa. Antes meu filho e os coleguinhas tinham que ficar no calor, agora eles terão mais qualidade para estudar”, considerou a mãe do pequeno João.

A autônoma Idalina Rodrigues, de 28 anos, comemorou as novas instalações. “É uma tranquilidade sabermos que nosso filho passa o dia numa boa escola”, afirmou.

Ao lado da filha Maria Ester, aluna há três anos da escola Professor Jaime da Costa Teixeira, Hailane Lima comparou o "antes e depois" da reforma. “Graças à Prefeitura de Belém, a escola está em boas condições. Antes aqui era precário, mas melhorou bastante”, opinou Hailane.

Reforma - No processo de reforma foi realizada a revisão geral do telhado, substituição de forro, recuperação do piso cerâmico, novas esquadrias, pintura, manutenção das instalações hidrossanitárias, calçada, ampliações e serviços complementares. 

Além da reforma, foram instalados centrais de ar refrigerado em todas as salas. A revitalização também contou com a compra de novas mobílias, como conjuntos de mesas, cadeiras, quadros, entre outros itens necessários para o incentivo da educação.

Berçário - A comunidade escolar irá usufruir também de novas instalações administrativas como da coordenação, direção e cozinha. A reforma possibilitou o ganho de dois refeitórios, sendo um do bloco geral e outro do berçário.

No berçário, as crianças receberão café da manhã, almoço, merenda e jantar. Dois banheiros infantis e mais um parquinho ainda integram o incremento da área física destinada ao alunado.

Nutricional - Se a climatização vai ajudar no rendimento dos alunos, a merenda de qualidade é um acréscimo especial. O estabelecimento escolar reinaugurado é um dos 40 integrantes das ações da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), órgão vinculado à Semec. 

A nutricionista da Fmae, Denise Oliveira, coordenadora do projeto Educando com a Horta e Gastronomia na Escola, explicou o objetivo do cultivo de verduras e legumes nas escolas da rede municipal.

“O nosso trabalho é o de promover a educação nutricional e a educação ambiental por meio de metodologias pedagógicas dentro de sala de aula”. A técnica explicou ainda a participação das crianças no processo de plantio, colheita e consumo final. 

Cerimônia - Dezenas de mães e responsáveis prestigiaram a entrega da obra de reforma da escola, assim como as equipes de técnicos e professores, moradores do bairro e lideranças comunitárias, todos acompanharam o descerramento da placa inaugural e a visita às novas instalações.

Em seu discurso, o prefeito Zenaldo Coutinho destacou a qualidade da obra e as novas condições de aprendizado.

“É uma alegria poder entregar mais uma escola em condições dignas e ficamos felizes em tratar bem essa criançada. Tenho certeza de que esse é um esforço coletivo dentro da nossa Secretaria de Educação. A escola pública de Belém trata com qualidade, a melhor possível, as nossas crianças”, frisou o prefeito.

Orgulho - Zenaldo Coutinho enfatizou ainda que é motivo de orgulho, a Prefeitura de Belém tem como regra ter ar condicionado em nossas escolas. “Nossas crianças estão com merenda de qualidade, com equipe técnica competente, ambiente agradável e, agora, também, com salas climatizadas. O que, apenas escolas particulares, tinham, agora, as unidades de ensino de Belém também oferecem”, complementou Zenaldo.

A titular da Semec, Socorro Aquino destacou a transformação pedagógica da Unidade de Ensino, a qualidade da reforma, e sobretudo, a climatização propiciada. “Isso não é um luxo, é uma necessidade. As nossas crianças ficam em tempo integral, e assim há a necessidade delas estarem num ambiente mais adequado”, disse Aquino.

Tags

semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder