CARNAVAL 2020

Escolas do Primeiro Grupo disputam o título de campeã do carnaval na noite deste sábado, 15

O “Bairro do Samba e do Amor”, Pedreira, vai brilhar de um jeito diferente na noite deste sábado, 15, quando a agremiações do Primeiro Grupo começam a passar pela avenida a partir das 19 horas, na Aldeia Amazônica, para o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Liga das Escolas de Samba (ESA).

A agremiação Unidos do Benguí, que subiu para o Primeiro Grupo no último carnaval, abre a noite de apresentações com o enredo “Belém, Berço da Democracia - Onde o Sol Nasce para Todos”. Em seguidas, as outras oito escolas que integram o Primeiro Gripo, se apresentarão, tendo 60 minutos para cada uma passar pela avenida. Durante toda a noite de folia, aproximadamente, 15 mil brincantes passarão pelo corredor do samba defendendo a escola do coração.

A Aldeia Amazônica, recém-reformada, está toda equipada com refletores, banheiros químicos, estrutura reforçada para receber o público que pode adquirir os ingressos mediante a troca por um quilo de alimento não perecível, que deve ser trocado nas sedes das escolas de samba e também na Aldeia Amazônica, nos dias 15 e 16 deste mês.

Para o presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, a expectativa é muito grande para o carnaval 2020. “Todo esforço foi feito. Nós temos a Aldeia Amazônica totalmente recuperada e com todos os equipamentos necessários. Tivemos também uma construção em diálogo com todas as agremiações que vão fazer parte da competição e julgadores habilitados, conforme nossas diretrizes”, disse.

Quesitos - O Corpo de Julgadores é composto por 30 titulares e seis suplentes, que irão apreciar os quesitos, atribuindo-lhes notas de 9 a 10 pontos, sendo permitido o fracionamento dessas notas em décimos.

As Escolas de Samba serão avaliadas nos seguintes quesitos: comissão de frente, mestre sala e porta-bandeira, enredo, samba-enredo, bateria, evolução, fantasia, alegoria, harmonia e porta-estandarte. Todas as cabines de julgamento têm placas de identificação dos quesitos a serem apreciados.

Trânsito - A concentração das escolas ocorrerá na avenida Pedro Miranda com a Doutor Freitas e a dispersão seguirá pela avenida entre as travessas Lomas Valentinas e Angustura.

Para garantir a segurança do público e a circulação dos componentes das escolas, será interditada a pista central da Pedro Miranda e as pistas do entorno da Aldeia Amazônica, na avenida Pedro Miranda entre travessa Lomas Valentinas e avenida Doutor Freitas.

A interdição valerá em todos os dias de desfile, a partir das 17 horas, e permanecerá até o término das atividades do Carnaval.

Conheça, agora, as escolas de samba, que integram o Primeiro Grupo (Especial), e que desfilam na noite deste sábado, 15, a partir das 19 horas, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira:

1. Mocidade Unida do Benguí

Enredo: Belém, Berço da Democracia - Onde o Sol Nasce para Todos.

Início: às 19 horas

2. Embaixada do Império Pedreirense

Enredo: Açaí, o Sabor do Pará da Amazônia para o Mundo.

Início: às 20h10

3. Deixa Falar

Enredo: Gugu, Dadá! Mi, Mi, Mi! Bumbum! Sátira Simpática de um Carnaval Pequeno

Início: às 21h20

4. Piratas da Batucada

Enredo: Miguel Santa Brígida: O Arcanjo Dionisíaco do Drama, Fé e Carnaval!

Início: às 22h30

5. Rancho Não Posso Me Amofiná

Enredo: Às Margens do Maratauíra, Encontrei a Terra dos Homens Fortes e Valentes.

Início: às 23h40

6. Império de Samba Quem São Eles

Enredo: A Beleza de Ser um Aprendiz.

Início: 00h50

7. Bole-Bole

Enredo: Guamá: O Rio que Chove Poesia.

Início: às 2 horas

8. Xodó da Nega

Enredo: A luta das Mulheres Muda o Mundo pelo Direito de Ser e Amar.

Início: às 3h10

9. Matinha

Enredo: Horizonte de Esmeraldas! No Voo e no Canto da Coruja pelos Diferentes, na Escola das Diferenças.

Início: às 4h20

Serviço:

Os ingressos dos setores A, B e C de arquibancadas, para assistir aos desfiles são grátis, e podem ser adquiridos mediante a troca por um quilo de alimento não perecível, que devem ser trocados nas sedes das escolas de samba e também em um posto localizado na Aldeia Amazônica, nos dias 15 e 16 deste mês.

 

 

Tags

Carnaval 2020 fumbel guarda municipal semob sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder