Tradição cultural
Crianças, jovens e adultos da Aldeia Gavião Kyikatêjê, localizada em Bom Jesus do Tocantins, distante 450 km de Belém, na região Sudeste do estado, se preparam para o Festival Safra da Castanha que vai ocorrer de 30 de março a 5 de abril.
Eles treinam pra disputar diversas modalidades esportivas que incluem corrida de toras, futebol, arco e flecha, lança, canoagem, natação, cabo de guerra e corrida de 100 metros com toras.
As atividades são disputadas entre os indígenas das 20 aldeias participantes do festival que vai além da celebração pela colheita, pois é um espaço pra fortalecer a cultura e aproximar etnias, incluindo os não-indígenas, segundo a página do evento no Facebook.
O Festival Safra da Castanha festeja a colheita do fruto que é uma das principais fontes de renda dos indígenas.