GASTRONOMIA

Boieiras recebem capacitação para o Mercado Criativo na Feira da 25

Prato tradicional realçado com o sabor regional do tucupi. Essa é a lasanha de tacacá, receita preparada depois de a boieira Maria de Nazaré Souza olhar com atenção para cada explicação dada no passo a passo da montagem do prato. "Nunca fiz curso de gastronomia e a Prefeitura está me dando essa qualificação, que é uma forma de melhorar o que a gente já faz. Isso é muito importante para nós, pois essa capacitação vai dar uma alavancada no nosso trabalho e na qualidade do que nós oferecemos para os nossos clientes", disse ela.

Maria de Nazaré é uma das 30 boieiras da Feira da 25, no bairro do Marco, que participa da oficina gastronômica oferecida pela Prefeitura de Belém, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), no Campus Alcindo Cacela. A capacitação para o Mercado Criativo foi iniciada na terça-feira, 18, e segue até esta quinta, 20. Nos três dias elas aprendem técnicas de higiene e manipulação de alimentos, habilidades básicas em cozinha e a oferecer petiscos, entradas e comidas regionais.

Mercado Criativo - A capacitação das boieiras é uma preparação para o Mercado Criativo na Feira da 25, evento promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), que vai ocorrer no dia 7 de março. O circuito gastronômico reúne demonstração e competição culinária entre as boieiras, além de muita música regional.

"A importância desta capacitação é muito grande, pois a gente vê o quanto isso otimizou o trabalho delas. Aqui nós estamos trabalhando com as boieiras da feira, que estão sendo qualificadas, pois cada uma vai criar um prato criativo para o evento. Como das outras vezes, haverá um concurso em que duas boieiras serão vencedoras, uma pelo voto popular e uma pelos votos dos jurados", explicou a coordenadora do evento, Claudia Sadalla.

"Aqui a gente pode mostrar para elas a parte profissional, porque elas aprendem técnicas gastronômicas, o que deixa os pratos muito mais sofisticados. Hoje a nossa oficina é sobre habilidades de cozinha. Elas estão aprendendo algumas técnicas básicas dentro da cozinha profissional e estamos preparando algumas receitas profissionais com a pegada regional. Entre as receitas está a lasanha de tacacá, que é uma lasanha tradicional, mas com os ingredientes de tacacá", contou a professora de gastronomia Monik de Albuquerque. 

Cidade Criativa - Belém detém o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015. O título tem a finalidade de impulsionar o turismo gastronômico, a sustentabilidade, o intercâmbio de informações, além da pesquisa e geração de emprego e renda. O evento na Feira da 25 é parte desse esforço.

Para quem trabalha na feira há 20 anos e vai participar da competição no próximo dia 7 de março, cada novo conhecimento é precioso. “Há mais de 20 anos que trabalho na cozinha e tenho certeza que esse evento será muito bom para todos nós que trabalhamos na feira. O prato que eu vou apresentar no dia do evento é uma caldeirada de gurijuba, e vai ficar muito melhor com todos esses conhecimentos que estou adquirindo. O público vai amar", disse a Boieira Lindalva Santos.

Qualificação - A capacitação gastronômica das boieiras termina na tarde desta quinta. No dia 27 de fevereiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Economia (Secon), vai oferecer vários cursos gratuitos para os feirantes, entre os quais Gestão de Pequenos Negócios e Formação de Preço de Vendas, no auditório do Mercado de Carne Francisco Bolonha, localizado no Boulevard Castilhos França. 

"Tivemos muito sucesso no Mercado Criativo no Ver-o-Peso, no dia do aniversário de Belém, e agora, dando sequência, nós vamos realizar o Mercado Criativo na Feira da 25.  A expectativa para o evento é enorme, teremos bandas de músicas, além de muita comida boa", disse Claudia Sadalla.

Tags

codem

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder