Folia e segurança

Foco no trabalho antes de cair na folia

Empresas buscam conscientização dos colaboradores dentro e fora da empresa durante o Carnaval

Quando o assunto é Carnaval, as regras de segurança aplicadas no dia a dia dentro da indústria são perfeitamente utilizáveis no bloquinho, na rua ou nas estradas, no caso de quem for viajar. Essa premissa é o que leva várias empresas a promover campanhas lembrando os colaboradores da importância de colocar a segurança em primeiro lugar no período da folia.

“Tem que estar atento para o antes, o durante e o depois. Antes: tomar os cuidados necessários, se alimentar bem, ter uma boa noite de sono e focar no trabalho, sem pensar em festas depois do expediente. Durante: não abusar do álcool, se prevenir com o uso da camisinha, evitar brigas e conflitos. Depois: não dirigir sob efeito de álcool, descansar bem antes de ir para o trabalho e nunca, em hipótese alguma, trabalhar sob efeito de álcool”, ressalta Ronaldo Vale, técnico de Enfermagem do Trabalho da Imerys, mineradora que atua com caulim no município de Barcarena.

A ideia é que os colaboradores possam retornar ao trabalho com histórias positivas para compartilhar, sem acidentes ou imprevistos que poderiam ser prevenidos. A Imerys vem realizando diálogos de conscientização com todos os colaboradores. “Temos cinco passos que sempre tomamos antes de realizar uma tarefa dentro da empresa que podem ser utilizados na rotina: pensar; identificar os riscos; analisá-los; tomar as precauções necessárias e, por fim, fazer da forma segura. Recomendamos que sigam esses passos para um Carnaval mais seguro para todos”, reforça Ronaldo.

Em Barcarena, a Alubar, empresa líder de mercado na América Latina que oferece soluções em cabos elétricos de alumínio e de cobre, também reforça aos colaboradores a importância de curtir o Carnaval sem deixar de lado a saúde e segurança. Com o tema “Brinque, pule e divirta-se com segurança”, a campanha inclui diálogo com as áreas e uso dos canais de comunicação para divulgar dicas de atitudes saudáveis na folia, dentro e fora do ambiente de trabalho.

O Líder de Produção Jefferson Sena, por exemplo, vai trabalhar durante os dias de Carnaval. Por isso, ele optará por uma diversão mais leve este ano. “Gosto de me divertir e ver outras pessoas se divertindo. Este ano os planos são de comemorar mais em casa e sair à noite, mas sem ficar até tarde e evitando a bebida. Em quatro anos na Alubar, vejo que essa preocupação em estar bem todos os dias já faz parte da nossa cultura. Como sou líder de turma, também tenho que dar exemplo de comportamento seguro para os outros”, disse Jefferson.

Não é não

Em Juruti, a Alcoa optou por levantar-se contra o assédio de mulheres em sua campanha de carnaval. Com o mote “Não é não!”, a empresa aderiu em todo o Brasil a ideia que partiu da juritiense Suzanne Pelegrini. Ela é engenheira de automação e controle na Alcoa Juruti e acredita que o movimento é legítimo e, infelizmente, muito necessário nos dias atuais. “É grande meu sentimento de satisfação por ver mais mulheres posicionando-se sobre e tendo consciência que nossos corpos, independentemente de qualquer característica, acessório ou roupa, não são um convite para o desrespeito e assédio”, avalia ela, ao lembrar que, apesar da ênfase no carnaval, esse assunto deve ser debatido o ano inteiro. O objetivo é, por meio de cartazes informativos, alertar para práticas de assédio e como combatê-las e denunciá-las de forma segura.

Ela ficou muito feliz ao ver que a Alcoa abraçou a causa. “Dentro da Alcoa temos um espaço muito democrático e visado para nos posicionarmos, um exemplo é a Rede de Mulheres Alcoa. Em grau de importância, se somente uma pessoa tomar consciência sobre assédio já estaremos multiplicando o assunto e levantado discussões futuras com outras pessoas”, afirma Suzanne. A iniciativa é encabeçada pela Rede de Mulheres Alcoa (Alcoa Women’s Network), que tem a missão de gerar inspiração, conscientização e conexões para promover uma cultura de inclusão de mulheres.


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