DESFILE

Carnaval de Icoaraci leva cultura e alegria para a avenida do samba.

A programação de carnaval de Icoaraci atraiu um grande público para a rua 15 de Agosto, na última segunda-feira, 24, durante o desfile oficial dos blocos e escolas de samba do distrito. O evento foi promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), e Fundação Cultural de Belém (Fumbel). Uma grande estrutura foi montada para receber os foliões, que lotaram os 800 lugares nas arquibancadas, além das laterais da rua que também foram ocupadas.

O diferencial do desfile deste ano foi a troca de ingressos por um quilo de alimento não perecível.  “Já nasci pulando carnaval e minha família também gosta. Poder assistir ao desfile e ajudar com um quilo de alimento ainda é pouco, pois esses alimentos vão ajudar muitas famílias. A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, disse o aposentado Edilson Ribeiro, de 66 anos.

Para o agente distrital de Icoaraci, Edson Silva, a troca do ingresso por alimentos aproximou ainda mais o público do evento. “Este ano tivemos esse diferencial, que foi a troca dos ingressos, e, para nossa surpresa, a população aceitou muito bem essa ideia. Isso é muito gratificante”, comemorou o titular da Adic. “Presenciar essa festa linda e ver a alegria em cada olhar e sorriso dessas pessoas, faz com que nossas forças se renovem. Agradeço ao prefeito por esta oportunidade de contribuir com as ações neste distrito’’, destacou.   

O bloco Tradição da Vila abriu o desfile com o tema sobre o circo. “Estamos completando vinte e dois anos de muita folia e alegria. Nosso bloco traz a alegria do palhaço para fazer a alegria do público. Hoje o palhaço não é o ladrão de mulher, a missão dele é trazer, além da alegria, muita sorte para o bloco”, comentou o diretor e fundador do bloco, Rubens Macedo, de 57 anos.

Público - Alegria foi o que não faltou nas famílias que se reuniram nas portas de suas casas para assistir ao desfile “Todos os anos e todos os eventos que a prefeitura proporciona para a população de Icoaraci, nossa família se reúne e ainda convida os amigos. Cada agremiação tem a sua peculiaridade, mas nossos corações estão voltados para os Gaviões da Vila”, revelou a guia de turismo, Elana Ricardo.

A aposentada Lucideia Paiva, de 64 anos, não perde nenhum desfile de carnaval “Desde que me envolvi com os trabalhos com a comunidade, me apaixonei pelo carnaval. Não desfilo e nem torço por um bloco ou escola de samba, pois todos são merecedores. Eles lutam com tanto amor e alegria para estarem aqui e dá o melhor”, opinou a aposentada.

Homenagem - A escola Unidos da Baixada levou para a avenida uma homenagem ao Arraial do Pavulagem. “Homenagear esse ícone da cultura paraense, que é o Pavulagem, não tem preço. Foi a nossa diretora de marketing que teve a brilhante ideia desse tema. O enredo foi aceito por todos e hoje estamos aqui com essa bela homenagem”, explicou Carlos Pinheiro, da coordenação da escola. 

Apoio – A programação contou com um efetivo dobrado da Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, além do apoio do SAMU, Creas, Juizado da Vara de Infância e Juventude e Corpo de Bombeiros. Além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), orientando o trânsito e a secretaria de Saneamento fazendo a limpeza. 

Tags

adic

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder