MERCADO CRIATIVO

Prefeitura de Belém promove capacitação às boeiras da feira da 25 de Setembro

O auditório do Mercado de Carne Francisco Bolonha se tornou espaço de capacitação e novos conhecimentos para os feirantes da Feira da 25, na tarde desta quinta-feira, 27. As boieiras daquela feira participaram do curso de Gestão de Pequenos Negócios e Formação de Preços e Vendas, oferecido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon).

O curso faz parte da série de capacitações, que começou na semana passada na Universidade da Amazônia (Unama), com três dias de cursos de gastronomia, nos quais as boieiras aprenderam técnicas de higiene e manipulação de alimentos, habilidades básicas em cozinha e a oferecer petiscos, entradas e comidas regionais, visando à realização de mais uma edição do projeto Mercado Criativo.

"Essa capacitação faz parte do projeto do Mercado Criativo, quando estamos indo em nossos mercados e qualificando as boieiras. Na semana passada, elas passaram por três dias de qualificação na Unama, e hoje, estamos oferecendo mais essa capacitação sobre precificação e venda de produtos na feira", explicou a assessora da diretoria de Desenvolvimento e Negócios da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Mônica Lobato.

Mercado Criativo - Todas as capacitações são gratuitas, com objetivo de qualificar as boieiras da Feira da 25, onde será realizado, no próximo dia 7 de março, mais uma edição do Circuito Gastronômico Mercado Criativo, das 10h às 17h, com entrada gratuita, em uma promoção da Prefeitura de Belém, por meio da Codem.

"Na Secon, nós temos o projeto Feirante Empreendedor, um projeto que promove capacitações em empreendedorismo, gestão de pequenos negócios e preços de vendas. Nós inserimos esse grupo que vai participar do Mercado Criativo para que esses trabalhadores pudessem receber orientações de como construir o preço de um prato, como atender os clientes, como estimular as vendas e outros assuntos correlatos”, disse a coordenadora da Sala do Empreendedor da Secon, Regina Vila Nova.

Circuito - O circuito gastronômico vai reunir demonstração e competição culinária entre as boieiras, além de muita música regional. Como das outras vezes, haverá um concurso em que duas boieiras serão vencedoras, uma pelo voto popular e outra pelos votos dos jurados.

Lindalva Santos é boieira há 20 anos na feira da 25, além dos preciosos conhecimentos adquiridos na cozinha durante as capacitações, ela também aprovou as dicas valiosas de empreendedorismo e administração.

"Eu achei muito bom tudo o que nos foi ensinado desde a semana passada e com essa palestra melhorou mais ainda. Eu aprendi que é necessário a gente anotar todo dinheiro que entrar, pois estar com o dinheiro na mão não significa que estamos tendo lucro. Anotando tudo direito eu vou poder ver qual o meu lucro, por exemplo. As dicas foram muito boas", contou a boieira.

Qualificação que tem o objetivo de melhorar o trabalho e a vida dos permissionários da Feira da 25. "Estamos trazendo informações para que eles possam avaliar o retorno do negócio deles, para que eles tenham preços justos e adequados, assim dando continuidade aos negócios e oferecendo bons produtos para os clientes", completou Regina Vila Nova.

Tags

codem secon

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder