ASSISTÊNCIA A MENORES
Foto: João Gomes / COMUS
Com intuito de coibir e conscientizar a população para não dar esmola e não comprar produtos vendidos por crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belém, por meio das secretarias de Assistência, Educação e Cultura, participa de uma grande mobilização durante a II Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil, neste domingo, 1.
A II Marcha de Belém contra o Trabalho Infantil é uma iniciativa da Justiça do Trabalho da Oitava Região, por meio da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com apoio da Prefeitura de Belém, Governo do Estado e demais órgãos ligados à assistência de jovens e crianças. O evento será neste domingo, 1º, com a concentração às 8 horas, na praça Pedro Teixeira (escadinha do Cais do Porto), ao lado da Estação das Docas, indo pelas avenidas Presidente Vargas e Nazaré.
As gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Zuíla Dutra, e a juíza Vanilza Malcher, anunciaram todas as informações dessa programação, durante uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 28, no auditório da sede do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT8), localizado na praça Brasil, bairro do Umarizal.
Marcha - A programação inclui diversas atrações culturais com a presença de artistas da capital paraense. “Todos os participantes devem se preparar para viver grandes emoções. Será um evento vibrante e repleto de boas energias. Na abertura, teremos o encanto das crianças da Fundação Curro Velho e, ao final, a vibração contagiante do grupo Arraial do Pavulagem”, destacou a desembargadora Zuíla Dutra que, ao lado da juíza Vanilza Malcher, está à frente da organização do evento.
A presidente da Fundação Papa João XXIII, Adriana Azevedo, falou da importância da participação de órgãos da Prefeitura no evento e dos avanços do movimento contra o trabalho infantil. “A marcha é contínua nessa conquista e a grande marca é a adesão das diversas entidades, isso nos mostra o comprometimento absoluto de abraçar e trabalhar pra que o desenvolvimento das crianças não seja violado. Esse é o diferencial para quem executa essa política pública. A Prefeitura tem todo comprometimento com a causa, investe e continua investindo. Implantamos mais dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social e mais um Conselho Tutelar em Belém”, destacou a gestora.
Apoio - O evento tem o apoio de diversos parceiros, movimentos sociais e a imprensa, e objetiva reafirmar o compromisso coletivo de lutar por um Brasil sem trabalho infantil, por entender que essa prática perpetua a pobreza e representa entraves ao desenvolvimento sustentável de qualquer nação.
Prefeitura - Durante a programação, a Prefeitura de Belém dará apoio ao evento, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), além da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Segurança - Para que as pessoas possam acompanhar a marcha com tranquilidade e segurança, a Guarda Municipal de Belém vai atuar com efetivo reforçado por 70 agentes de segurança, durante todo percurso. Serão 10 pontos de interdição de vias ao longo da rua 1° de março, com duas motocicletas patrulheira, cada, quatro viaturas posicionadas ao longo da avenida Presidente Vargas com rua Marechal Hermes e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GAT) realizará patrulhamento na praça da República.
Trânsito - A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), em conjunto com os demais órgãos de segurança pública, montou um esquema especial para garantir a segurança e fluidez durante o percurso. A partir das 7 horas, o cruzamento da avenida Pedro Álvares Cabral com a Doca de Souza Franco estará fechado no sentido da Boulevard Castilho França. Os fechamentos também serão feitos em todo corredor e transversais da avenida Presidente Vargas e nos cruzamentos da avenida Nazaré, até a chegada da marcha na esquina da travessa Quintino Bocaiúva. A SeMOB informa que os bloqueios serão temporários, sendo assim, conforme a marcha for prosseguindo, os cruzamentos serão reabertos para normalizar o fluxo de veículos. Ao todo serão 20 agentes e sete viaturas disponíveis na operação.
Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai disponibilizar duas ambulâncias do Samu 192 para dar o apoio durante a programação.