GASTRONOMIA

Feira da 25 sedia Circuito Gastronômico – Mercado Criativo

As boieiras da Feira da 25, no bairro do Marco, vão abrir as portas de seus boxes, das 10h às 16h no sábado, 7, para receber a 7ª edição do Circuito Gastronômico - Mercado Criativo. O evento é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), e tem o objetivo de valorizar a cultura local, e manter o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas (Unesco) em 2015.

O Mercado Criativo já foi realizado no Ver-o-Peso, Mercado Bolonha, Ilha do Combu e Cotijuba, reunindo mais de oito mil pessoas. Antes dos eventos serem realizados, os participantes passam por cursos de qualificação ofertados pela Prefeitura em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama).

A boieira Nazaré Souza, do box da Mana, participou dos cursos de qualificação e achou a experiência engrandecedora. “Foi maravilhoso, eu aprendi técnicas que não conhecia e que estão me ajudando a fazer de forma mais simples os pratos que faço todos os dias. Aprendi como oferecer petiscos, e como servir meu cliente. Já estou até colocando isso em prática, porque vou levar para o concurso uma isca ribeirinha”, disse.  

Cláudia Sadalla, coordenadora do evento, afirma que a expectativa é que a programação seja um sucesso. “As qualificações são importantes para que elas se sintam uma das responsáveis pelo selo que Belém ganhou da Unesco, para que aperfeiçoem cada vez mais os conhecimentos e que saiam motivadas das aulas. Estamos trabalhando para que o evento ocorra da melhor forma”.

Qualificação – Durante a preparação para o evento, as boieiras participaram de capacitações onde aprenderam técnicas de higiene e manipulação de alimentos, habilidades básicas em cozinha e, como oferecer petiscos, entradas e comidas regionais. Além disso, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) ofertou cursos gratuitos que orientou os feirantes em assuntos como Gestão de Pequenos Negócios e Formação de Preço de Vendas.

Programação – Os shows musicais serão da banda da Guarda Municipal, Lauvaite Penoso e Pilão da Canção. Haverá ainda o concurso para eleger dois pratos criativos que serão julgados por voto popular e por um júri técnico composto pelos chefs Giselle Arouck, Nalva Avertano e Rafael Menezes. Os pratos que participarão do concurso estarão disponíveis no valor de R$ 10.

A boieira Socorro Oliveira, de 55 anos, diz que os feirantes de todos os setores estão animados com o evento. “Todo mundo está empolgado com a programação e ansioso para receber o público que o evento vai trazer. Achamos que vai aumentar muito as vendas, até porque, com os cursos, nós aprendemos a fazer pratos mais bonitos e gostosos”.

Tags

Economia Feira Gastronomia

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder