TEMPORADA DE CRUZEIROS







Foto: Grasiela Costa-Adic
Mais de dois mil turistas foram recepcionados durante toda a manhã de quinta-feira, 05, no trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. A região, que já virou rota turística da capital, recebeu um dos maiores navios da temporada de cruzeiros, o Vikings Seas.
Para recepcionar os turistas, a Prefeitura de Belém organizou o receptivo com a Agência Distrital de Icoaraci (Adic), além da Coordenadoria Municipal de Turismo (BelemTUR), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), da Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Polícia Militar.
Uma feira de artesanato, um dos maiores símbolos da região, foi montada próximo da orla e comércio de Icoaraci. A artesã Maria Socorro Lima, 55, participou do evento e aprovou todo o trabalho organizado. “Trabalho há mais de 30 anos com artesanato, 20 anos só aqui na feira de Icoaraci e é daqui que tiro meu sustento. Essa iniciativa da prefeitura de Belém promove nosso trabalho e faz com que nossas peças sejam conhecidas pelo mundo todo”, comentou a artesã.
A diversidade de frutas das barracas próximas ao trapiche chamou a atenção dos turistas. Para o feirante André Martins, 42, todos acabam comprando alguma coisa no local e isso é muito importante. “Eles levam aquela fruta que mais chama atenção pelo sabor ou pelo cheiro. Em média eles gastam 30 dólares, sendo o movimento maior pela parte da tarde, quando estão voltando para o navio”, destacou o vendedor.
Não são apenas os comerciantes locais que ganham com a temporada de Cruzeiros, o setor hidroviário também apresenta um crescimento de renda nesse período com os barcos que são locados pela empresa responsável pelos navios para fazer o transporte dos turistas.
Desde os 18 anos o marítimo Anderson Calandrine, 38, trabalha nas águas dos rios do Estado do Pará. Com a vinda dos navios cruzeiros a renda do trabalhador teve considerável crescimento. “Desde muito cedo me profissionalizei em marítimo, trabalhar com embarcação é algo diferente, nos traz tranquilidade, e nessa época de cruzeiro minha renda cresce, já que somos contratados pela empresa para a ligação de navio e trapiche”, explicou.
Apoio – Um esquema de segurança foi elaborado para dar mais tranquilidade aos turistas. A Guarda Municipal de Belém participou com o Grupamento de Patrulhamento Urbano e de Ações Táticas com Cães, além da organização do trânsito com a SeMOB e apoio da Polícia Militar.
A Belemtur, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), além de organizar o receptivo para os turistas, orientou sobre onde encontrar as barracas fixas de artesanato, as tapiocarias e as de frutas e ainda ofereceu toda a ajuda para uma rota turística no distrito e na capital.