Comemoração

O cinema Olympia completará 108 anos de fundação em Abril de 2020

Uma mostra de filmes de cineasta italiano Federico Fellini faz parte da programação de aniversário

Inaugurado em 1912 durante o governo de Antônio Lemos, o Cine Olympia é considerado o cinema mais antigo do Brasil em funcionamento. No dia 24 de Abril o espaço completará 108 anos de fundação. Para marcar a data será exibida uma mostra em homenagem ao cineasta italiano Federico Fellini.

Com mais de 100 anos, não faltam histórias pra contar. Era um domingo chuvoso como os atuais, e para me abrigar da chuva intensa que caia na cidade, fiquei na entrada do Cine Olympia. Tinha uma fila grande para entrar, e como não tinha pressa, comprei um ingresso sem nem mesmo saber o filme que estava sendo exibido. Entrei e pra minha surpresa o filme era Conan, O Bárbaro, a estreia do ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger como ator, um grande sucesso de bilheteria da época.

Outro fato interessante que me aconteceu por lá, (não lembro das datas), foi durante a exibição de O Império dos Sentidos, do diretor Nagisa Ôshima que conta a história de amor entre uma ex-prostituta e seu patrão no Japão pré-II Guerra.  Para poder entrar tive que esperar um fiscal que estava conferindo a idade do público, ir embora. Acho que eu era ainda de menor e a classificação do filme era para maiores de 18 anos. 

Ainda sob a administração do Grupo Severiano Ribeiro o cinema chegou a exibir filmes pornôs e ganhou as páginas policiais porque alguns frequentadores usavam o banheiro pra práticas de sexo. 

Atualmente o Olympia é administrado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). O cinema chegou a cogitar encerrar as atividades em 2006, porém a pressão da sociedade belenense levou a prefeitura a assumir a administração do espaço.

Com a influência da arquitetura art déco e da belle époque, o Olympia é considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País, considerando que sempre esteve no mesmo lugar e não parou as suas atividades por muito tempo. Atualmente, é palco de festivais e exibição de clássicos do cinema. 

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder