OBRAS

Com parceria, Prefeitura reaproveita resíduos da construção civil para melhorar vias de Outeiro

Para melhorar as condições de trafegabilidade das ruas da ilha de Caratateua, uma parceria da Prefeitura de Belém com o projeto “Tudo Por Amor”, de iniciativa da comunidade local, está reaproveitando resíduo da construção civil de obras da cidade em ações de terraplanagem de vias em Outeiro. As ações se iniciaram na manhã desta sexta-feira, 13.

“A Arout está de portas abertas e à disposição da população, trabalhando com a gestão municipal de forma compartilhada. Com isso estamos conseguindo ampliar nossos serviços e reforçar os trabalhos para atender a população com mais dignidade”, disse Igor Fonseca, titular da Administração Regional de Outeiro (Arout).

Mesmo com o mau tempo, homens e máquinas da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e da Arout seguem com o cronograma de trabalhos emergenciais no distrito. São duas frentes de trabalho com os serviços de capinação, roçagem, abertura de valas, entre outros.

Segundo Fernando Souza, diretor operacional da Arout, a ação vai beneficiar vários bairros da ilha. "Essa parceira entre a Prefeitura de Belém foi resultado de uma importante articulação entre a iniciativa pública e de caráter social. Com esse trabalho vamos melhorar as condições de acesso a importantes vias de Outeiro", disse.

Nesta primeira etapa, a comunidade Newton Miranda recebe os serviços de terraplanagem e abertura de valas. Segundo o morador Moisés Góis, 52 anos, que também é colaborador do “Tudo Por Amor”, parcerias assim são essenciais para minimizar os transtornos vividos por moradores. "Como moradores, sabemos das dificuldades de saneamento na ilha de Outeiro, e com esse trabalho vamos conseguir dar uma cara a muitas ruas da ilha", afirmou.

Social – O projeto “Tudo Por Amor” vem desenvolvendo vários trabalhos sociais na ilha de Caratateua. Entre eles estão ações limpeza comunitária, capacitações e palestras.

A ação ambientalmente sustentável foi bem recebida pelos moradores. Para Francisca Amorim, liderança comunitária da ilha, os trabalhos de reaproveitado são bem-vindos. "Agradecemos o apoio da Arout. Precisamos unir forças para levar serviços básicos às comunidades da nossa ilha", disse.

A ação também contou com apoio do Departamento Operacional da Agência Distrital de Icoaraci (Adic).

Arout - O jornalista Igor Fonseca assumiu o comando da Arout no início do mês. O primeiro desafio foi solucionar os problemas resultantes de um acidente com a ponte do distrito, no último dia 9, quando uma balsa atingiu um dos pilares de sustentação da estrutura.

Com a tarefa de reforçar a gestão municipal na região das ilhas, o administrador atua em várias frentes. Uma força-tarefa, por exemplo, foi instalada no bairro da Brasília para reduzir pontos de alagamento, com roçagem e limpeza pública, com agentes trabalhando por quadrantes.

E em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Arout promoverá uma palestra no próximo dia 17, na Fundação Escola Bosque, sobre o processo seletivo para agentes do Censo 2020. A ideia é incentivar a população da ilha a concorrer às vagas temporárias. As inscrições ao processo seletivo do IBGE já estão abertas.

Tags

arout

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder