Paulo Afonso

Caratê paraense é destaque na Polônia

O mestre Paulo Afonso, 7° dan (graduação) sagrou-se campeão  master da copa internacional Wratislavia Cup 2020 de kata (movimentos sincronizados), na cidade de Wroclaw, na Polônia.

Enquanto a maré está em alta em Belém do Pará, três caratecas paraenses também estão em alta no cenário internacional de Caratê Dô Tradicional. O mestre Paulo Afonso, 7° dan (graduação) sagrou-se campeão  master da Copa Internacional Wratislavia Cup 2020 de Kata (movimentos sincronizados), na cidade de Wroclaw, na Polônia, nos dias 7 e 8 desse mês.

Além do mestre, seus filhos sensei Paulo Afonso Neto e sensei Paulo Igor, ambos 3° dan, participaram da competição e conquistaram terceiro e quarto lugar respectivamente na categoria adulto absoluto. O certame contou com 250 atletas de paises de todos os continentes.Os paraenses foram os únicos brasileiros a participar da copa. O convite foi feito pelo carateca polonês, Pawel kasperkiewicz, organizador do evento.

A trio de medalhistas desembarcou no aeroporto da capital parense na noite da última quinta - feira (11), recepcionado por familiares e alguns atletas da Academia Paulo Afonso, em Ananindeua.  O campeão internacional destaca que o mais importante que conquistar o título, subir nos degraus do pódio, é a troca de conhecimento e o estreitamento com outros mestres da arte pelo mundo. "Sempre temos algo pra aprender e ensinar. Isso fortalece o caratê mundialmente. Certamente irei compartilhar com os meus atletas cada detalhe do que aprendí." reforça. Paulo já coleciona varíos títulos internacionais, um dos mais expressivos  é de Campeão da Copa Mundial em San Diego nos Estados Unidos em 96, de kumitê (luta), mas campeão internacional de kata  é inédito.

Para o terceiro colocado, Paulo Afonso Neto, sempre é válido competir, independentemente se é em cenário regional, nacional ou internacional, ou se vai ganhar medalha ou não. Para ele, são experiências que só agregam, que amadurece. Neto é professor de caratê em Santarém, oeste do Pará.
Paulo Igor, quarto colocado, atual campeão Panamericano , título conquistado em 2019, no México, diz que o importante é não perder o foco, que cada campeonato é um aprendizado e que já está pensando nos próximos.

Outros desafios para os atletas da Academia Paulo Afonso já estão próximos, em julho, campeonato brasileiro em Mato grosso, e em outubo, o campeonato mundial de caratê do tradicional na Paraíba.

Tags

Esporte Karatê

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder