ASSISTÊNCIA







Foto: Ascom Funpapa
A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Defesa Civil Municipal, coordena ações de apoio às famílias desabrigadas que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas no município. O trabalho das equipes, formada por assistentes sociais e psicólogos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e técnicos da Fundação, consiste na visitação e na garantia de suporte às famílias em situação de vulnerabilidade. Durante todo o sábado (14) e o domingo (15) as equipes estiveram visitando e cadastrando às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram no último dia 10.
Em um trabalho conjunto, a partir do mapeamento realizado pela Defesa Civil, as equipes estão indo ao encontro das famílias atingidas. Estão sendo executadas ações emergenciais de apoio, como identificação das necessidades de cada família, encaminhamento de documentos perdidos, facilitação de acesso aos serviços públicos, cadastro e atualização de benefícios.
Para a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, é de suma importância acompanhar a situação das famílias atingidas, principalmente as que tiveram suas casas comprometidas. "O monitoramento é essencial para garantir a segurança e os programas sociais. Tudo depende do laudo emitido pela Defesa Civil. Em alguns casos estamos disponibilizando o aluguel social, em outros atendimento psicossocial e as doações, que estão sendo fundamentais neste momento", disse a gestora.
Desde sexta-feira (13) as equipes da Funpapa e da Defesa Civil estão nos bairros e distritos atingidos realizando os cadastros e entregas de doações. Entre as doações estão roupas, calçados, colchões, alimentos e outros itens conforme a necessidade de cada morador.
As doações chegam a todo instante no polo da Defesa Civil localizado na avenida Pedro Miranda. Algumas famílias estão indo até o polo buscar as doações de acordo a necessidade. Foi montada uma estrutura para receber donativos.
Solange Almeida, 35 anos, moradora o bairro de Fátima , foi uma das que teve a estrutura da casa comprometida. “Perdemos tudo. Está sendo muito difícil. Graças a Deus estamos recebendo este apoio da Defesa Civil, que esteve na minha casa, e agora recebendo as doações da Prefeitura. Só tenho a agradecer à equipe da Funpapa e ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho”, disse Solange, que levou roupas, sapatos, colchões e toalhas.
Doações - Os interessados em fazer doações devem procurar o polo da Defesa Civil que está localizado na avenida Pedro Miranda com a travessa Pirajá, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados e domingos das 8h às 18h.
A Prefeitura disponibiliza os contatos de emergência para informação e assistência às pessoas atingidas:
- Defesa Civil: 98439-0646.
- Funpapa: 98733-2914.
- Promaben: 0800-0950016 (exclusivo para moradores da área da Bacia da Estrada Nova).