SANEAMENTO







Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
As obras e serviços realizados pela Prefeitura de Belém em canais da cidade para combater alagamentos causados pelas fortes chuvas e maré alta foram ampliados.
Nesta terça-feira, 17, o Comitê de Crise do município esteve reunido para tratar das ações de saneamento, obras e assistência que o município vem desenvolvendo para reduzir os danos causados por esses fenômenos naturais.
O Governo do Estado foi convidado para a reunião e enviou como representantes o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, e da Defesa Civil do Estado, tenente coronel Ciléa Mesquita.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho pontuou a importância do trabalho conjunto. “Queremos deixar claro que toda ajuda é bem vinda. Mas, precisamos deixar tudo bem alinhado para que as ações sejam potencializadas e não conflitantes”, disse o prefeito.
O titular da Sedop destacou que as chuvas em Belém estão muito acima da média. “Temos acompanhado essas chuvas com uma curva muito elevada de pluviometria, associado a níveis de maré cada vez mais alarmantes”, pontuou.
Com a possibilidade de ações integradas, o prefeito de Belém solicitou que equipes da Sedop realizem a limpeza e dragagem do canal Tucunduba, de forma a beneficiar milhares de famílias afetadas pela paralisação das obras de macrodrenagem que são responsabilidade do Governo do Estado.
“Nossa avaliação é para que não exista sobreposição de esforços em locais onde o município já trabalha de forma intensa para combater alagamentos: como no Conjuto Promorar, na avenida Bernardo Sayão, e canais do bairro do Marco, por exemplo”. Uma reunião está marcada para esta quarta-feira, dia 18, entre os técnicos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e da Sedop com objetivo de alinhar essas ações.
Outra área para a qual o prefeito solicitou atenção é o Canal do Mártir, na bacia do Murucutum, onde a prefeitura iniciou obra de drenagem para facilitar o escoamento da água em trecho da avenida João Paulo II.
Zenaldo também solicitou que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) assuma os serviços de recuperação do asfalto em locais de manutenção da rede de distribuição de água. Atualmente, após os reparos realizados pela Cosanpa, a prefeitura faz a recomposição do asfalto.
O prefeito de Belém também cobrou para que convênios assinados entre Governo do Estado e Prefeitura de Belém sejam retomados. São convênios que envolvem diversas obras em Belém e que deixaram de ter os repasses que estavam programados, a exemplo dos convênios da limpeza urbana, obras de saneamento e asfaltamento de vias.