CORONAVÍRUS




Foto: Oswaldo Forte
A Prefeitura de Belém substituiu a coletiva com a presença de imprensa, por live em redes sociais, para divulgar as novas medidas que vão ser adotadas pela gestão municipal para o enfrentamento e proliferação do novo Coronavírus na capital. O anúncio ocorreu na tarde desta sexta-feira, 20.
O prefeito Zenaldo Coutinho respondeu perguntas de jornalistas e anunciou as novas medidas que a capital tomará a partir deste sábado, 21. Veja a relação:
Shoppings Centers ficam fechados a partir das 20 horas desta sexta-feira, 20, e retornam no dia 6 de abril, podendo ser prorrogado. Serviços de delivery e o atendimento das farmácias serão permitidos.
As clínicas, laboratórios e supermercados que estiverem dentro de shoppings centers, permanecerão abertos. O resto do shopping estará fechado.
Eventos coletivos com público estão proibidos, independente do número de pessoas, para que não haja aglomeração. Pessoas que tiverem consultas marcadas nas unidades de saúde e não sejam de urgência, recomenda-se que agende para outro momento. Pessoas do grupo de risco têm prioridade.
Enfermeiros e técnicos de enfermagem, do último concurso público, estão sendo chamados para ocupar os cargos e ajudar a cidade no combate ao novo Coronavírus.
Já neste final de semana, não será isolada a via no Portal da Amazônia. A pista não será mais interditada, como ocorre aos domingos, para espaço de lazer. Serão proibidos, ainda, os aluguéis de patins, bicicletas e skates.
Em virtude da diminuição do número de pessoas circulando no sistema transporte público da capital, que na quinta, 19, chegou a 43%, a Prefeitura de Belém adotou novas medidas de funcionamento do Sistema BRT, a partir deste sábado, 21.
Os ônibus articulados do BRT não irão circular neste sábado e domingo. O objetivo é evitar a circulação dos veículos climatizados, que não possibilitam a abertura de janelas. Os terminais e estações estarão fechados neste domingo, 22, para que não haja aglomeração de pessoas. Sendo assim, não haverá integração e os ônibus troncais vão circular por fora da canaleta, começando o itinerário desde a origem, nos bairros do Paracuri I e Paracuri II, em Icoaraci, e no bairro da Brasília em Outeiro, até o centro de Belém.
A partir de segunda-feira, 23, a integração dos troncais com as linhas alimentadoras será reativada, com algumas mudanças: a frota dos ônibus troncais será dividida em três partes: os que saem dos bairros até São Brás, os que vêm dos bairros até o centro de Belém, e aqueles que começam viagem no terminal Maracacuera fazendo integração com os que chegam dos ônibus convencionais. Ou seja, o usuário ficará com a possibilidade de entrar no ônibus tanto pelos terminais, como por fora das canaletas.
Os ônibus articulados também retornam na segunda-feira, mas só nos horários de pico.
Outra medida anunciada foi em relação ao pagamento de impostos. Quem não pagou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única, pode pagar até o dia 10 de abril, com desconto de 7%. E a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL) teve o prazo ampliado para pagamento até o dia 10 de maio.
Ainda de acordo com as medidas anunciadas pelo prefeito, o Programa de Regularização Incentivada (PRI), que é o programa de pagamento de dívida tributária, concederá 100% de desconto de juros e multas. Será publicado um Decreto com essa permissão. “Essas ações têm duplo objetivo: equilibrar no momento de crise, em que a atividade de econômica reduz as suas receitas, mas também, por outro lado, fazendo com que as pessoas cumpram as suas obrigações tributárias, para que o município tenha um fôlego nesse momento de crise”, pontuou Zenaldo.
Tags
Belém Coronavírus Covid-19
Relacionadas
-
TRABALHO
MPT PA-AP suspende atendimento presencial em todas as suas unidades de quatro municípios
-
"TOLERÂNCIA ZERO"
Agentes de segurança vão fiscalizar funcionamento de bares e casas de shows em Mosqueiro
-
VACINAÇÃO
Sem poder abraçar familiares, enfermeira vacinada em Marabá pede que população respeite o isolamento
-
SERVIÇO
Canteiros de obras intensificam ações para combater a Covid-19 no Pará e Tocantins
-
Prevenção COVID19
Sindicato de trabalhadores do setor mineral se destaca com ações de enfrentamento a Pandemia
-
IMUNIZA
Sesma garante vacinação contra Covid-19 para 100% dos profissionais dos Prontos Socorros Municipais
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.