Coronavírus
Um documento bastante detalhado, com 32 páginas, contendo orientações gerais para servidores do município e para a própria população. Este é o Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento à Doença pelo Coronavírus 2019, finalizado neste sábado, 21, pela Prefeitura de Marituba.
O trabalho foi realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo os setores de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde, Atenção Básica, Atenção Especializada e Saúde da Família. Estabelece protocolos, normas de atuação, obrigações e responsabilidades na estratégia de conter o avanço da pandemia que assusta o mundo. Os planos de contingenciamento municipais foram recomendados pelo Ministério Público do Pará, para serem elaborados em caráter de urgência.
O Plano de Marituba prevê ações de prevenção da contaminação e também protocolos de controle de possíveis casos suspeitos ao novo coronavírus e encaminhamento de casos confirmados. A Secretaria Municipal de Saúde já vem atuando, em consonância com a Secretaria de Saúde do Pará e de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.
O documento vai nortear as ações no município de Marituba, definindo objetivos e metas dos setores envolvidos no combate e prevenção à doença.
Dentre as atribuições enumeradas no Plano, estão a captura de rumores diante de casos suspeitos; a notificação de casos suspeitos; e análise das informações das unidades notificantes.
Além disso, a coleta e envio aos laboratórios de referência de amostras clínicas de suspeitos para diagnóstico e/ou isolamento viral; a organização do fluxo de assistência diante de casos suspeitos de infecção por COVID-19, o que inclui regulação de casos; a ampla divulgação de informações e análises epidemiológicas sobre a doença.
O contingenciamento também trata da gestão dos insumos no município e da capacitação de recursos humanos para execução das ações de assistência e vigilância em saúde.
Com tudo isso, fica definida e consolidada a estratégia de Marituba para fazer frente aos casos da doença que já chegaram ao Pará, com risco de disseminação.
Comus/Marituba
Tags
Coronavírus Marituba Saúde
Relacionadas
-
Novo ano
Cauã é o primeiro bebê nascido em 2015 na Santa Casa
-
Saúde
Curso na Santa Casa discute estratégias para humanizar o atendimento em hospitais
-
Saúde
HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários
-
Saúde
Hospital Regional do Marajó lança projeto de gestão por competência
-
Saúde
Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde
A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Cona... -
Veraneio e comemorações pela Copa do Mundo comprometem estoque de sangue no Hemopa
-
Acordo descentraliza serviços para ostomizados no Pará
O Termo de Acordo e Transação em benefício das pessoas ostomizadas no Pará foi assinado na manhã desta quarta feita, 2 de julho, entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos H... -
Saúde
Profissionais de saúde são capacitados para prevenir infecção hospitalar
Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde para diminuir os danos e óbitos provocados por infecções hospitalares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou nesta sex... -
Saúde
Sespa promove ações para ampliar a prevenção à tuberculose
O seminário “Desafios para o Controle da Tuberculose nas Populações Vulneráveis: moradores de rua, privados de liberdade e indígenas” será o primeiro de uma série de eventos que a Secretaria de Estado... -
Saúde
Cardiologistas lançam publicação na Santa Casa
Os cardiologistas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Sérgio Brito e Tadeu Daibes, lançaram a segunda edição do livro "Manual de Eletrocardiograma" nesta sexta-feira, 21, no prédio centená...