Coronavírus no Pará
O Estádio do Mangueirão vai ser preparado para abrigar moradores de rua - um grupo da população gravemente exposto à contaminação pelo coronavírus.
A informação sobre a iniciativa é do empresário Clóvis Carneiro, presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), que na tarde deste sábado recebeu uma ligação do governador do Estado, Hélder Barbalho, solicitando o apoio dos empresários para a coleta de materiais de uso pessoal e montagem dos abrigos que serão instalados dentro do Estádio, que tem grandes espaços sob as arquibancadas.
A Associação vai coordenar as demandas juntos aos empresários, para angariar as doações. Clóvis informou que o governador fez um contato com ele, no sábado, por volta das 16 h, anunciando o projeto. E, ao mesmo tempo, pediu o apoio. “Será mais uma ação para minimizar os efeitos da pandemia da COVID 19 no Pará”. É um “esforço de antecipação dos efeitos mais severos da doença, que já está instalada no território paraense”, disse Clóvis Carneiro ao Redepará.
Os moradores de rua integram um dos grupos da população mais expostos ao coronavírus. “Cada morador de rua é potencial. Dadas suas condições, são vítimas quase certas da infecção”, considera o presidente da ACP.
Ele disse que, pelo telefone, o governador anunciou a instalação de abrigos no Mangueirão, que será preparado para receber, o mais rápido possível , centenas de pessoas. Acrescentou que, “considerando o apelo do Governo do Estado, vamos mobilizar o comércio com o objetivo de se oferecer, o mais rápido possível, materiais para equipar os abrigos, como colchões e lençóis necessários ao atendimento dos desamparados”. “Além de ser um ato de solidariedade é, sem dúvida, uma questão de mais uma iniciativa de proteção da população contra a Covid-19”.
Até agosto de 2019, a prefeitura de Belém administrava quatro “espaços de acolhimento administrados pela Funpapa”. E a população “em situação de rua”, naquela época, era estimada em 1.247 pessoas. Esses dados constam de reportagem publicada em 20 de novembro do ano passado, pelo site “Agência Belém”, da Prefeitura.
O empresário Clóvis Carneiro não informou quando os abrigos começarão a ser montados, nem quando iniciará o acolhimento dos moradores. As informações sobre o apoio empresarial serão dadas pela Associação Comercial do Pará. Telefones: (91) 40053900, e pela Organização Pará 2000 (91) 33440100.