PREVENÇÃO
Foto: Fernando Sette - Comus
De 23 a 26 de março, quatro primeiros dias da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vacinou 107 mil pessoas, atingindo 81% da meta de imunização para pessoas com mais de 60 anos e, 40,3% para profissionais da área da saúde. Os públicos são os prioritários nesta fase inicial da campanha, e segue até o dia 15 de abril.
Belém recebeu um total de 131 mil doses da vacina, para iniciar a vacinação e, ao longo, da vigência da campanha, outros lotes serão somados ao estoque. A imunização é contra os vírus da Influenza A (H1N1)pdm09, Influenza A (H3N2) e Influenza B Victoria e pode ser feita em 54 salas de vacinação em Belém e nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda já uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde, mas continua aplicando as doses disponíveis na rede municipal. “Estamos próximo da meta mínima de vacinação dos idosos, que é de 90%, mas ainda pouco distantes da meta dos profissionais. Até o dia 10 de abril aguardamos um novo quantitativo de vacinas do Ministério da Saúde, para que possamos liberar às pessoas que ainda não se imunizaram”, disse o assessor técnico do DEVS da Sesma, David Rosário.
A Sesma não tem registro de falta de vacinas, mas adotará medidas alternativas para a garantia do atendimento. “Todas as unidades de saúde estão abastecidas para iniciar a vacinação hoje, mas caso haja desabastecimento, faremos o remanejamento de idosos de locais com grande fluxo para os pontos com pouca procura”, explicou o assessor. As unidades e demais locais que já utilizaram todas as doses, deverão aguardar nova remessa que será enviada pelo MS.