Coronavírus no Pará

O voo vindo de Paramaribo, capital do Suriname, chegou no início da tarde desta terça-feira, dia 31, ao Aeroporto Internacional de Belém, após cerca de duas horas de voo. Á bordo, 52 passageiros, dos quais 24 são paraenses e 11 do Maranhão.
O governo federal chegou a prometer que enviaria um avião da FAB para o transporte dos passageiros de outras localidades, mas não cumpriu a promessa. O Governo do Pará disponibilizou um ônibus da Polícia Militar do Pará, que levou os 11 passageiros maranhenses até São Luís (MA). De lá os passageiros seriam encaminhados às suas cidades de origem pelo governo local.
Os demais passageiros eram de Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte e o governo do Pará providenciou passagens aéreas para que fossem aos seus destinos de origem. Esse voo chegou a ser impedido, por ordem judicial, de aterrissar em Belém, mas após articulações do Itamaraty com o governo do Suriname e do Pará, os brasileiros finalmente retornaram para casa.
Todos passaram tanto pela inspeção da Anvisa quanto do governo estadual. Nenhum dos passageiros, entretanto, apresentou sintomas. Os paraenses assinaram a declaração de responsabilidade e foram encaminhados para a quarentena compulsória.