Coronavírus no Pará
Ocorreu na noite desta quinta-feira (2) no sudeste do Pará, uma reunião entre os prefeitos dos municípios que compõem a Região do Lago (RL), com o objetivo de unificar e fortalecer o pedido de apoio ao Governador do Estado do Pará, Helder Baralho, no combate à proliferação do Coronavírus (Covid-19), caso a região tenha um pico da doença.
A RL comporta cerca de 600 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Tucuruí, Novo Repatriamento, Nova Ipixuna, Goianésia do Pará, Jacundá, Itupiranga e Breu Branco.
"Tucuruí já possui a primeira pessoa infectada pela Covid-19.Temos o Hopsital Regional, que é referência no atendimento à pacientes com suspeita da doença para toda a Região do Lago, mas, em caso de pico, precisaremos de suporte. Chegamos a conclusão da necessidade de um Hopsital de Campanha para atender toda a população do Lago" disse o prefeito de Tucuruí Artur Brito.
Os gestores passaram a tarde, na cidade de Tucuruí, em diálogo com o Ministério Público (MP) para alinhar as medidas de prevenção ao Coronavírus, como o funcionamento do comércio e as fiscalizações nas entradas dos municípios.
"A reunião também serviu para que os prefeitos possam ajustar essas medidas e unificá-las", explicou o Promotor de Justiça do Ministério Público de Tucuruí Charles Pacheco.
Ao final, ficou decidido que cada prefeito terá 48 horas para apresentar ao MP, um relatório com possíveis contribuições, de profissionais e equipamentos, por exemplo, que serão destinados ao Hospital Regional e ao eventual Hospital de Campnaha, caso seja implantado em Tucuruí, com apoio do Governador.
"Estamos dispostos a contribuir com o município de Tucuruí e toda a Região do Lago. Sabemos que a situação exige união de todos e o município de Novo Repartimento está nessa batalha de combate ao Coronavírus", comentou o Prefeito de Novo Repartimento Deusivaldo Pimentel.
Os prefeitos irão reunir com o Governador Helder Baralho para formalizar o pedido de apoio.