Coronavírus no Pará
Uma operação conjunta no município de Tucuruí resultou no fechamento da agência da Caixa, a mais procurada agência bancária da cidade. A operação envolveu Ministério Público Estadual, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militar e Civil, entre outros órgãos que estão reforçando a atuação da Prefeitura local, que entre os órgãos envolveu o, Gamasp e a Vigilância Sanitária.
A operação, que ocorreu de forma simultânea em vários bairros da cidade teve como objetivo fiscalizar descumprimentos de medidas de restrição que visam proteger a população do coronavírus, que já contagiou uma moradora da cidade que viajou para Portugal, contraiu a doença, e retornou para Tucuruí.
Durante a fiscalização a Agência da Caixa Econômica Federal do bairro da COHAB e o Banco do Brasil foram notificados e autuados por desobediência ao decreto. Na Caixa, servidores públicos municipais estariam recebiam seus proventos, o que aumentou as aglomerações no banco.
As instituições bancárias não estariam cumprindo as medidas necessárias de distanciamento entre os usuários, entre outras exigências.
Também foram fechadas uma academia e uma padaria que não deveriam estar funcionando e representantes dos estabelecimentos foram levados para dar explicações na Delegacia de Polícia e responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
REIVINDICAÇÕES: Tucuruí está no centro de reivindicações ao Governo do Estado para que lá seja construído um hospital de campanha. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),seção Tucuruí, é uma das entidades que fortalecem as reivindicações juntamente com prefeitos e gestores de vários municípios da Região do Lago. Na quinta-feira (2) uma reunião entre o prefeito Artur Brito e gestores dos outros municípios que compõem a Região do Lago (Novo Repatriamento, Nova Ipixuna, Goianésia do Pará, Jacundá, Itupiranga e Breu Branco) iniciaram diálogo com o Ministério Público, para alinhar as medidas preventivas e emergenciais de combate ao Coronavírus (Covid-19) de cada município.
"Tucuruí já possui a primeira pessoa infectada pela Covid-19.Temos o Hopsital Regional, que é referência no atendimento a pacientes com suspeita da doença para toda a Região do Lago, mas em caso de pico precisaremos de suporte. Chegamos à conclusão da necessidade de um Hopsital de Campanha para atender toda a população do Lago" disse o prefeito de Tucuruí Artur Brito sobre a reunião.
“Não estamos isentos dessa doença. Por isso, as medidas de prevenção que estamos adotando são importantes para o bem de todos. Surgiram a partir do diálogo com autoridades locais, representantes de associações e membros da sociedade civil”. Afirmou o prefeito Artur Brito em suas mídias sociais, onde ratifica que flexibilizou o funcionamento do comércio para “assegurar o ganha pão das famílias” mas que a fiscalização vai continuar para o bem da população.