EspiAí

EETEPA Dr. Celso Malcher disponibiliza aplicativo com conteúdos didáticos pedagógicos

Criado por alunos e professores da escola, o app pode ser baixado gratuitamente no Google Play

Belém, 08 de abril de 2020 - A Escola Estadual de Educação Tecnológica (EETEPA) Dr. Celso Malcher, situada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, disponibilizou para download o aplicativo EspiAí, com conteúdos das bases técnicas e comum. Criado por alunos durante o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Desenvolvimento Mobile, o app pode ser acessado gratuitamente no Google Play, através do link.

O software foi desenvolvido inicialmente como um canal de comunicação interna, reunindo informações institucionais e administrativas da escola, mas, devido à coronacrise, o EspiAí ganhou uma nova versão para apoiar estudantes em geral durante o distanciamento social. “Vamos disponibilizar diferentes formatos de conteúdos, como aulas, apostilas, exercícios, vídeos e podcasts, para que os alunos possam ter acesso aos conteúdos didáticos pedagógicos, favorecendo, assim, um maior protagonismo em sua aprendizagem”, destaca o professor Saul Rodrigo.

O EspiAí foi o resultado final do curso FIC de Desenvolvimento Mobile, realizado no segundo semestre de 2019. Cerca de dez alunos participaram do processo de desenvolvimento, orientados pelos professores Saul Rodrigo e Nylton Maciel. "A escola pretende disponibilizar ainda uma versão para iOS, após receber cursos voltados para a formação de programadores de nível médio, ação articulada pela equipe gestora do Parque de C&T Guamá, com o envolvimento de empresas da área de TIC instaladas no parque tecnológico e parceiros institucionais. Acreditamos que a partir da formação vamos conseguir incrementar algumas questões de usabilidade e design", pontua Saul.

Atualmente, o PCT Guamá possui oito empresas residentes com atuação em desenvolvimento de software, além de hospedar o Estaleiro UX – braço tecnológico do Banpará responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para o banco. O professor Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, organização gestora do PCT Guamá, identifica boas perspectivas para o projeto. “Considero de fundamental importância trabalharmos na maior integração dos residentes do PCT Guamá com a escola Celso Malcher, tanto para melhoria da formação dos jovens estudantes quanto pela oportunidade de atuação deles como colaboradores nas nossas empresas. O setor de software gera oportunidades para profissionais de diferentes níveis de formação e, após a crise que estamos passando, certamente será uma área que terá de lidar com uma elevada demanda de produtos e serviços especializados”, conclui Quites.

Serviço
Aplicativo EspiAí, disponível para download no Google Play, no link. Para acessar os conteúdos didáticos pedagógicos disponíveis, clique “entrar”, em seguida em “prédio central” e “sala dos professores”.

Tags

Educação PCTGuamá tecnologia

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder