Saúde na Amazônia
Referência na assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), oferece várias especialidades para seus usuários, entre elas, a Pediatria, que vem recebendo muitas crianças com doenças decorrentes das intensas chuvas do inverno amazônico, que não elevam apenas o a unidade do ar e a quantidade do volume de água, mas sobretudo, as doenças ocasionais, entre elas, as respiratórias, doenças virais e processos alérgicos, que afetam a população, especialmente, os pequenos usuários.
De acordo com a diretora Clínica, Karem Salmão, o período chuvoso da região Norte também é responsável por doenças transmitidas pela água, principalmente as infeciosas, diarréias, gastrointestinais e febre tifoide. A prevenção pode ser feita desde a higienização das mãos, manter a qualidade dos alimentos e consumir de forma adequada ao cozinhar bem.
A médica alerta ainda para evitar certos hábitos que boa arte da população infantil da região que costuma brincar nas famosas enchentes nos rios. “ O que podemos tirar disso tudo é a necessidade da higienização das mãos, manter o corpo limpo e evitar contato com a água da chuva”, disse a médica.
Ela observou ainda a importância da prática de ferver sempre a água para sua ingestão, evitar mofo e proporcionar ambiente arejado e sem umidade às crianças, principalmente, no espaço onde elas dormem. “Neste inverno amazônico, Infelizmente, os ribeirinhos são os mais afetados pelas doenças oportunistas”, disse a médica.
Residente no Rio Curumu, Distrito de Breves, o produtor rural, Benedito Alves Bezerra, acompanha seu filho S.A.D, de 1 ano e meio, internado no HRPM, desde o dia 12 de fevereiro, para tratar de pneumonia. Sua assistência seguiu o fluxo normal, ao dar entrada na UPA, depois encaminhado para Hospital Municipal para, em seguida, ser regulado para atendimento no regional, devido agravamento do quadro de saúde.
O pequeno S.A.D, faz parte dos pequenos usuários atendidos no primeiro trimestre deste ano que somou 455 atendimentos Ambulatoriais em Pediatria, 25 internações entre as Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) Neonatal e Pediátrica.
‘’Essa doença é muito séria. Agora ele está aqui no Regional. Graças a Deus, bem melhor. Os médicos estão fazendo um atendimento muito bom. Só tenho a agradecer primeiramente, a Deus, e segundo a equipe toda. Não temos do que reclamar, me sinto feliz em ter um socorro bom desse aqui na nossa região aqui no Marajó e na cidade de Breves”. O menor ainda encontra-se internado em tratamento com evolução positiva de seu estado de saúde.
Além do atendimento ambulatorial, o HRPM oferece ainda leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica.
Serviço - O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do Governo do Pará que oferece assistência de média e alta complexidade, é referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro, na sede municipal de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 2127.
Tags
Amazônia Breves Marajó Saúde
Relacionadas
-
Novo ano
Cauã é o primeiro bebê nascido em 2015 na Santa Casa
-
Saúde
Curso na Santa Casa discute estratégias para humanizar o atendimento em hospitais
-
Saúde
HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários
-
Saúde
Hospital Regional do Marajó lança projeto de gestão por competência
-
Saúde
Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde
A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Cona... -
Veraneio e comemorações pela Copa do Mundo comprometem estoque de sangue no Hemopa
-
Acordo descentraliza serviços para ostomizados no Pará
O Termo de Acordo e Transação em benefício das pessoas ostomizadas no Pará foi assinado na manhã desta quarta feita, 2 de julho, entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos H... -
Saúde
Profissionais de saúde são capacitados para prevenir infecção hospitalar
Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde para diminuir os danos e óbitos provocados por infecções hospitalares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou nesta sex... -
Saúde
Sespa promove ações para ampliar a prevenção à tuberculose
O seminário “Desafios para o Controle da Tuberculose nas Populações Vulneráveis: moradores de rua, privados de liberdade e indígenas” será o primeiro de uma série de eventos que a Secretaria de Estado... -
Saúde
Cardiologistas lançam publicação na Santa Casa
Os cardiologistas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Sérgio Brito e Tadeu Daibes, lançaram a segunda edição do livro "Manual de Eletrocardiograma" nesta sexta-feira, 21, no prédio centená...