Saúde na Amazônia


Foto: Divulgação
Referência na assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), oferece várias especialidades para seus usuários, entre elas, a Pediatria, que vem recebendo muitas crianças com doenças decorrentes das intensas chuvas do inverno amazônico, que não elevam apenas o a unidade do ar e a quantidade do volume de água, mas sobretudo, as doenças ocasionais, entre elas, as respiratórias, doenças virais e processos alérgicos, que afetam a população, especialmente, os pequenos usuários.
De acordo com a diretora Clínica, Karem Salmão, o período chuvoso da região Norte também é responsável por doenças transmitidas pela água, principalmente as infeciosas, diarréias, gastrointestinais e febre tifoide. A prevenção pode ser feita desde a higienização das mãos, manter a qualidade dos alimentos e consumir de forma adequada ao cozinhar bem.
A médica alerta ainda para evitar certos hábitos que boa arte da população infantil da região que costuma brincar nas famosas enchentes nos rios. “ O que podemos tirar disso tudo é a necessidade da higienização das mãos, manter o corpo limpo e evitar contato com a água da chuva”, disse a médica.
Ela observou ainda a importância da prática de ferver sempre a água para sua ingestão, evitar mofo e proporcionar ambiente arejado e sem umidade às crianças, principalmente, no espaço onde elas dormem. “Neste inverno amazônico, Infelizmente, os ribeirinhos são os mais afetados pelas doenças oportunistas”, disse a médica.
Residente no Rio Curumu, Distrito de Breves, o produtor rural, Benedito Alves Bezerra, acompanha seu filho S.A.D, de 1 ano e meio, internado no HRPM, desde o dia 12 de fevereiro, para tratar de pneumonia. Sua assistência seguiu o fluxo normal, ao dar entrada na UPA, depois encaminhado para Hospital Municipal para, em seguida, ser regulado para atendimento no regional, devido agravamento do quadro de saúde.
O pequeno S.A.D, faz parte dos pequenos usuários atendidos no primeiro trimestre deste ano que somou 455 atendimentos Ambulatoriais em Pediatria, 25 internações entre as Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) Neonatal e Pediátrica.
‘’Essa doença é muito séria. Agora ele está aqui no Regional. Graças a Deus, bem melhor. Os médicos estão fazendo um atendimento muito bom. Só tenho a agradecer primeiramente, a Deus, e segundo a equipe toda. Não temos do que reclamar, me sinto feliz em ter um socorro bom desse aqui na nossa região aqui no Marajó e na cidade de Breves”. O menor ainda encontra-se internado em tratamento com evolução positiva de seu estado de saúde.
Além do atendimento ambulatorial, o HRPM oferece ainda leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica.
Serviço - O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do Governo do Pará que oferece assistência de média e alta complexidade, é referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro, na sede municipal de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 2127.
Tags
Amazônia Breves Marajó Saúde
Relacionadas
-
SAÚDE
Hábitos diários ajudam a combater doenças
-
Cartão de visita no UFC
‘Vocês ainda vão ouvir falar muito no meu nome’, avisou o ‘Sniper’ do Pará
-
Coronavírus
Colaboradores do Hospital Regional em Paragominas são vacinados contra a Covid 19
-
Incentivo
Banco da Amazônia divulga resultados de editais de patrocínios 2021
-
Financeiro
Agentes de crédito atenderão toda a região Amazônica
-
Bora Vacinar
Técnica de Enfermagem é a primeira paraense a ser vacinada contra a Covid-19 no Estado
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.