Educação

Técnicas ajudam a otimizar estudos em tempos de pandemia

Especialista dá dicas de como manter o foco em casa

Manter o foco nos estudos em casa é um grande desafio para muitos durante o período de isolamento. Além do equilíbrio emocional, professores recomendam a organização do tempo. Fazer um cronograma diário de atividades e ter disciplina são os primeiros passo para alcançar a sua meta.

A coordenadora acadêmica da Faculdade UNINASSAU Belém, Leila Hanna, afirma que fazer uma reflexão de aceitação e organizar os pensamentos é fundamental. “Uma ideia legal é fazer um grupo de estudos online. Aproveite os meios virtuais e dividam seus conhecimentos, minimizem a ausência do contato. Outra dica é manter o seu celular em outro cômodo da sua casa ou desative as notificações durante o estudo. O celular é a nossa maior distração nos dias atuais”, ressaltou.

A professora cita uma técnica para quem tem dificuldades de concentração, seguindo a técnica “Pomodoro”. “Faça 25 minutos de estudo e descanse por cinco. Repita esse ciclo quatro vezes. Anote em um papel algo que tirou a sua atenção, se foi interrompido, sentiu fome, se alguém te chamou na hora do seu estudo. Assim você saberá quantas vezes parou e o que tirou o seu foco”, explicou.

Segundo ela, começar a estudar pelas matérias que tem maior dificuldade e ter consciência de que isso vai ajudar a melhorar posteriormente ajudam nesse momento. “Fazer associações de informações também é um bom método para otimizar os estudos. Prepare mapas mentais ou faça resumos. Veja uma vídeo-aula e leia um capítulo de um livro. Isso ajuda na fixação. Além disso, faça exercícios e estabeleça horários de pausa”, concluiu a professora.

Tags

Coronavírus Educação UNINASSAU

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder