MAIS SAÚDE








Foto: Oswaldo Forte
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Jurunas será entregue pela Prefeitura de Belém nesta segunda-feira (4). Será a quarta UPA entregue na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho e a quinta do município.
A UPA do Jurunas vem se somar à rede de urgência e emergência municipal, garantindo 100% de cobertura pré-hospitalar. A obra teve um custo de aproximadamente R$ 6,5 milhões e foi executada com recursos federais e municipais. Dispõe de 20 leitos em mais de 2.000 m² de área construída e capacidade para cerca de 350 atendimentos diários.
A UPA do Jurunas seguirá o mesmo padrão das outras unidades da rede municipal, com equipe multidisciplinar e atendimento por classificação de risco, em que os casos de maior gravidade têm prioridade no atendimento. Serão ofertados serviços em nível urgência e emergência de clínica geral, traumatologia, enfermagem e odontologia e exames de radiologia e eletrocardiografia.
Investimentos - Além do bairro do Jurunas, dispõem de UPAs Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme e Marambaia, reforçando a estrutura de urgência e emergência municipal.
O crescimento da rede de saúde cumpre o compromisso da gestão em ampliar e qualificar a saúde de Belém. Os investimentos são contínuos, com investimento de 24% da receita municipal na pasta, acima dos 15% estipulados pela Constituição.
Hoje Belém realiza, em média, 2,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por mês, um incremento de 33% em relação a 2013. Os dados estão disponíveis no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), que tem como principais variáveis o Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) e a Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC).