25,2 milhões
A Justiça do Estado homologou, na noite desta terça-feira (12), o acordo firmado entre o Governo do Pará e a empresa responsável pelo fornecimento de 400 respiradores, destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A sentença foi emitida pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas, Raimundo Santana.
“Em face à impossibilidade de recebermos equipamentos plenamente funcionando, conforme compramos da China, queria informar que acabamos de firmar um acordo em que a empresa que comercializou os respiradores se compromete a ressarcir integralmente os recursos que foram pagos pelo governo. Desta forma, protegemos os recursos públicos. E vamos lutar para rapidamente garantir que novos respiradores possam chegar e para que novos leitos de UTI sejam abertos”, ressaltou o governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo o acordo, estabelecido de forma amigável, a empresa ‘SKN do Brasil Importação e Exportação de Eletroeletrônicos Ltda’ se compromete a devolver ao Estado o valor de R$ 25,2 milhões, por meio de depósito em conta judicial vinculada ao processo, referente a parcela integral paga pela aquisição dos equipamentos, no prazo improrrogável de sete dias. O acordo também estipula a devolução para a empresa dos 152 aparelhos entregues ao Estado.
“Quando os respiradores chegaram, constatamos após análises técnicas da Secretaria de Saúde (Sespa) que o modelo entregue era diverso e inferior àquele que havíamos contratado e, portanto, não atenderia às nossas necessidades no combate à Covid-19. Imediatamente, nós decidimos ajuizar ação contra a empresa para ressarcir o Estado desse prejuízo. Após isso, a empresa nos procurou para fazer um acordo e devolver o valor”, explicou o procurador-geral do Pará, Ricardo Sefer.
No último domingo (10), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) garantiu na justiça o bloqueio de bens e a suspensão de passaportes dos sócios da empresa contratada. A ação correu em segredo de justiça para evitar que os empresários pudessem sair do Estado ou utilizar o valor depositado, causando prejuízo maior ainda aos cofres públicos estaduais.
“Agora o objetivo é garantir o ressarcimento rápido do Estado para utilizar de imediato este valor no combate à pandemia, inclusive já estamos negociando a aquisição de novos respiradores para atender a demanda de atendimento nas unidades de saúde e hospitais estaduais”, finalizou o procurador-geral.
Tags
Coronavírus governo do pará justiça Saúde
Relacionadas
-
SAÚDE
Hábitos diários ajudam a combater doenças
-
IMUNIZA
Sesma garante vacinação contra Covid-19 para 100% dos profissionais dos Prontos Socorros Municipais
-
Coronavírus
Colaboradores do Hospital Regional em Paragominas são vacinados contra a Covid 19
-
IMUNIZAÇÃO
Prefeitura inicia a vacinação nas unidades de saúde de Belém
-
Vacinação
Vacinação contra Covid-19 é marcada por emoção e esperança no Hospital Regional Público da Transamaz
-
Coronavírus
Vacinação de indígenas do Médio Xingu contra a Covid-19 terá apoio logístico da Norte Energia
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.