EDUCAÇÃO

Programa Educa Belém tem aprovação de pais e alunos da rede municipal de ensino

Para continuar transmitindo conhecimento durante a suspensão das aulas, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou nesta quinta-feira, 14, o programa "Educa Belém - Aprendendo em casa”, transmitido pelo canal 47, da Rede TV. A iniciativa busca atender os estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal que não tem acesso à internet.

"Os alunos poderão agora manter os estudos pelo canal aberto de televisão, com o apoio da equipe técnica da secretaria. O programa Educa Belém vem contribuir com a continuidade do ano letivo, não só com as horas aulas, mas com a riqueza de conteúdos que serão desenvolvidas por nossos professores”, disse a titular da Semec, Socorro Aquino.

Programação - O programa terá duração de 2h30 com exibição de segunda a sexta-feira para todos os alunos, e será veiculado de acordo com os ciclos dos alunos. Pela manhã, de 9h às 10h30,o programa é voltado para os alunos do Ciclos I, II e III, que corresponde do 1º ao 7º ano. 

A dona de casa, Narija Núbia Pompeu, elogiou a iniciativa da prefeitura. Ela é mãe da Avitória Izabela, sete anos, aluna do 2º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Demo, em Outeiro. “A professora avisou pelo grupo do WhatsApp sobre o programa de televisão. Ela (Avitória) gostou muito, porque as nossas crianças estavam acostumadas em um ritmo de ir todo dia para a aula, e fazer as tarefas com os professores. Tendo essa aula, todos os dias nesse horário, é como se ela estivesse indo para a escola”, contou a mãe que assistiu a estreia do programa e ficou satisfeita.

A mãe do Jean Carlos Santos, dez anos, que é aluno do 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, também aprovou a novidade. “Achei muito interessante. Já terminei o ensino médio faz tempo, e sempre acompanho as atividades do meu filho para relembrar o que já tinha esquecido. Hoje foi assim. O Jean adorou a aula, ainda mais porque era a professora dele que estava dando aula”, relatou Carmem Maria dos Santos.

Teve aluno que até se arrumou para assistir a aula, como no caso dos gêmeos Sofia e Gabriel Pacheco, nove anos. “Ontem, quando a professora avisou sobre a aula, a Sofia logo disse 'mãe posso usar o meu uniforme?' e hoje cedo ela já estava pronta. Foi muito boa a ideia da aula, vai ser o momento deles estarem em contato com a educação”, contou Leiliane Pacheco, mãe dos gêmeos que são alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Parque Amazônia.

Vespertino – No horário das 16h às 17h, o programa “Educa Belém” é voltado para os alunos do Ciclo IV, que corresponde do 8º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também conta com a tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender os alunos com deficiência. 

“O programa, sem dúvidas nenhuma, é ótimo para os alunos, assim, a gente não fica sem estudar os conteúdos nesse tempo de isolamento social. Além dos professores explicarem tudo direitinho, a imagem é perfeita. Eu amei e achei super interessante”, declarou Haila de Oliveira, 14 anos, estudante do 9º ano na Escola Palmira Lins de Carvalho.

Formato - O programa conta com a participação de 35 professores que tiveram que se reinventar para a nova forma de lecionar, como conta a pedagoga Elaine Souza. “Foi um desafio. Tive que transformar planos de aulas em roteiro, me adaptar a novos recursos tecnológicos na preparação e em frente a uma câmera. Mas estamos encarando o desafio para atender os nossos alunos”.

Atividades remotas - Desde a suspensão das aulas determinadas pelo Decreto Municipal nº 95.955, a prefeitura vem desenvolvendo diversas ações para manter alunos e professores em conexão. Quinzenalmente a Semec distribui atividades impressas junto às entregas dos kits de merenda escolar para os alunos do 1º ao 5º ano realizarem em casa, junto à família. Para os alunos do 6º ao 9º ano e EJA, da 1ª a 4ª Totalidade, as atividades são online por meio do blog  https://semecbelemnasuacasa.blogspot.com/ que podem ser acessadas de qualquer computador, tablet ou celular. As atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino Fundamental (NUENF), vinculado à Semec.

As unidades de educação infantil da rede municipal também estão indicando atividades lúdicas com músicas, pinturas e brincadeiras, para o estreitamento de vínculos familiares. Os pais recebem atividades impressas com um kit contendo giz de cera, lápis de cor, massinha de modelar e outros itens para auxiliar nas atividades.
 

Tags

Coronavírus semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder